Durante o carnaval, a operação Lei Seca, flagrou cerca de 1.643 pessoas dirigindo sob efeito de álcool, o que equivale a cerca de um motorista a cada oito minutos, e 17,1% dos mais de 9 mil motoristas abordados no Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27), pela Secretaria Estadual de Governo.
O local onde a situação se encontrou mais preocupante foi na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do estado, onde cerca de 46,9% dos motoristas abordados no dia 23 estavam alcoolizados. Além da Barra, outro lugar em que os índices foram altos, foi Búzios, na região dos lagos, lá 45,3% dos condutores do dia 24 testaram positivo no bafômetro e tiveram a carteira suspensa.
Na região metropolitana do Rio de Janeiro, os dados de alcoolizados ao volante também são altos. As porcentagens são de 35,7% em Maricá e 32% no Niterói. Outros locais, como Volta Redonda, no sul do estado; Campos dos Goytacazes, na região norte; e Petrópolis, na região serrana, também registraram mais de 30% de motoristas bêbados.
Blitz da Lei Seca na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (Reprodução/Léo Martins/Agência O Globo)
Na capital do estado, foram constadas mais de 3 mil multas dos dias 17 a 26 de fevereiro, além de 360 veículos terem sido rebocados por mau estacionamento. Além disso, agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, apreenderam 23 mil produtos que estavam sendo vendidos ilegalmente, além de tendas e outros utensílios do tipo. Ambulantes irregulares, cerca de mais de 3.300, foram também removidos pela SEOP, e barraqueiros de praia que se encontravam em lotes ilegais na praia, foram autuados.
Os dados são tanto da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), quando da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio).
Foto destaque: imagem ilustrativa de homem dirigindo e bebendo cerveja ao mesmo tempo. Reprodução/Freepik