Um enorme pedaço de metal, com o peso que gira em torno de 600 kg, foi encontrado em março dentro de uma propriedade no interior do Paraná. Agora, a Agência Espacial Brasileira (AEB) confirma que se trata realmente de um material de um pedaço de lixo espacial.
Resumidamente, o lixo espacial é criado por nós humanos, artificialmente, para enviar ao espaço e quando não se existe mais função, este objeto fica a vagar pelo espaço. Em certas ocasiões estes objetos espaciais podem retornar para a Terra, comumente peças estruturais de satélites e de alguns foguetes.
De acordo com especialistas, o material que foi encontrado pelo casal João Ricardo Pacheco e Joseane Maria Franco, em São Mateus do Sul, no Paraná, no dia 16 de março, tem grandes chances de ser pedaço de um foguete, o Falcon 9, que pertence a companhia espacial do bilionário Elon Musk, a SpaceX.
A SpaceX é a companhia espacial de Elon Musk o humem mais rico do mundo atualmente (Foto:reprodução/GettyImagens)
Ainda segundo a agência, o material foi coletado para análise e está isolado para que a equipe possa definir os dados e verificar a origem da peça de metal. O passo seguinte é informar para as autoridades do país de origem do equipamento. A AEB não confirma oficialmente que o material é pertencente a SpaceX.
Quando o material for identificado, a empresa poderá reaver o equipamento, que é o que normalmente acontece. Porém, o astrônomo Naelton Araújo afirma que, mesmo que os materiais presentes em lixos espaciais possam ser reciclados, a sua sugestão é que seja uma peça de exposição em museus. “Seria uma boa maneira de discutir lixo espacial num aspecto ambiental e tecnológico“, afirmou sobre a ajuda dessa estratégia para a divulgação científica.
Caso o material não seja de interesse da própria SpaceX (possível dona) ou das autoridades brasileiras, ela poderá ser uma lembrança para o casal que encontrou.
João encontrou a peça a cerca de 50m de distância da sua casa, ele e a esposa ouviram um barulho alto e não conseguiram identificar o que era no momento. Quando viram o objeto ficaram totalmente assustados.
Foto destaque: Homem encontra pedaço de lixo espacial em sua propriedade (reprodução/UOL)