A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que, a partir desta segunda-feira (04), mais 623 cidades do país estão autorizadas a receber o 5G. As prestadoras de serviços de telefonia que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz – frequência do sinal da tecnologia – já podem solicitar à agência o licenciamento e ativação de estações de 5G puro (standalone). A decisão foi tomada na última quarta-feira (29) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções (GAISPI).
Lugares beneficiados
Segundo dados concedidos pela Anatel, a liberação ocorreu em cidades de 18 estados diferentes: Acre (02), Alagoas (62), Amazonas (06), Bahia (13), Ceará (67), Espírito Santo (16), Goiás (02), Maranhão (41), Minas Gerais (09), Mato Grosso do Sul (02), Mato Grosso (15), Pará (07), Paraíba (06), Pernambuco (03), Rio Grande do Norte (41), Roraima (04), Sergipe (02) e São Paulo (325).
Assim, um total de 3.079 dos 5.570 municípios do país estão aptos a disponibilizar a tecnologia aos moradores. Com isso, por volta de 172 milhões de brasileiros vivem em localidades com permissão para que a quinta geração de internet móvel funcione, o equivalente a 81% da população.
Sinal 5G promete conexões mais estáveis que o 4G (Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Além disso, o planejamento estabelecido pela Anatel no Edital do 5G indica o objetivo de que o país chegue em junho de 2024 com 3.678 municípios habilitados para a utilização da tecnologia, o que é correspondente a quase 66,1% do total.
A agência ressaltou, entretanto, que a liberação da faixa não garante que as estações de 5G sejam de fato instaladas imediatamente nos locais contemplados. Para isso, é necessário que as cidades utilizem a chamada “Lei Geral das Antenas”, de maneira que as operadoras de telefonia saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura adequada.
Mudança das antenas parabólicas
As pessoas que recebem as transmissões da TV aberta pela antena parabólica tradicional precisam trocar o aparelho para o digital. Esse procedimento é essencial pois, até o final do ano que vem, o sinal dessas antenas será desativado para evitar interferências com o 5G.
Os cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem ter acesso à antena digital sem custos caso solicitem o kit gratuito para adaptação do equipamento no site da Siga Antenado, seguindo o passo a passo indicado para realizar o requerimento.
Foto destaque: Ícone do 5G no iPhone. Reprodução/James Yarema/Unsplash