Na manhã desta terça-feira (15), um apagão de proporções nacionais afetou todas as unidades da federação do Brasil, exceto Roraima, e deixou diversas cidades sem energia elétrica.
Falha na rede
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma falha na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) que causou uma “separação elétrica”. Em nota, o ONS informou que o apagão envolveu uma ação controlada, portanto proposital, para evitar que o problema na rede se espalhasse. De forma prática, é como se as regiões Norte e Nordeste tivessem desfeito a ligação com as regiões Sul e Sudeste.
Às 8h31, os sistemas do ONS registraram uma queda na carga do sistema elétrico brasileiro. Em dez minutos, houve uma diminuição de 25,9%. Em uma apuração, de todo o país, o único estado que não registrou nenhuma ocorrência foi Roraima, que não se encontra ligado ao SIN.
Impactos
O apagão gerou impactos nos metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. Em São Paulo, algumas estações ficam superlotadas, e na capital baiana, passageiros precisaram deixar os vagões e caminhar sobre os trilhos.
O trânsito também foi afetado pelo apagão, com semáforos desligados, causando transtornos em ruas e avenidas de diversas cidades. Escolas e comércios precisaram interromper suas atividades, e alguns alunos foram liberados mais cedo.
Em algumas cidades de Alagoas, o abastecimento de água foi interrompido pela falta de energia, deixando ao menos 77 dos 102 municípios do estado sem o serviço. Houve também uma instabilidade nas redes móveis das operadoras de telefonia Vivo, Claro e TIM, segundo usuários que relataram dificuldade para utilizar os serviços.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Minha genteeeee! o único estado que não desligou foi Roraima, eu to chocada kakakakaka <a href=”https://twitter.com/hashtag/apagao?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#apagao</a> <a href=”https://t.co/Znz5GK1eOU”>pic.twitter.com/Znz5GK1eOU</a></p>— Cobalamilla (@cobalamila) <a href=”https://twitter.com/cobalamila/status/1691462453924880385?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 15, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Internautas compartilham memes nas redes sociais (Reprodução/Twitter/@cobalamila)
Nas redes sociais, os internautas compartilharam memes sobre o apagão e relatos, como ficarem presos em elevadores de prédios, sem luz no trabalho, ou sem acesso ao sistema da empresa.
O ONS afirmou que as causas da ocorrência já estão sendo investigadas.
Foto destaque: apagão nacional deixa 25 estados e Distrito Federal sem energia. Reprodução/Agora RN.