Esse é o segundo avião que cai no estado de Minas Gerais no sábado (11). Duas pessoas foram resgatadas e levadas ao hospital.
Neste Sábado (11), um avião caiu no noroeste de Belo Horizonte, em uma área residencial e atingiu duas casas. A aeronave de matrícula PT-FLK caiu no bairro Jardim Montanhês, fazendo pelo menos uma vítima fatal. O piloto, de 60 anos, foi levado às pressas ao hospital, mas não resistiu.
A filha do piloto, de 33 anos, recebeu os primeiros socorros às pressas e foi tirada dos escomnbros inconsciente. Ela está internada em estado grave no Hospital João XXIII. O CENIPA já foi acionado para periciar a aeronave. Se trata de um Cessna 182 Skylane RG. O monomotor havia decolado há pouco tempo do aeroporto Carlos Prates, MG (SBPR). Até a data presente, não há informações adicionais sobre a causa do acidente, pelo CENIPA ainda estar periciando o modelo.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>BRASIL: Pela segunda vez neste sábado (11), um avião caiu em Minas Gerais. Dessa vez, no bairro Jardim Montanhês, na região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave atingiu duas residências. <a href=”https://t.co/b4NE16Ml5i”>pic.twitter.com/b4NE16Ml5i</a></p>— Miguel (@miguelljvc) <a href=”https://twitter.com/miguelljvc/status/1634701842088185856?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 11, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Vídeo da aeronave já acidentada. (Reprodução/Twitter)
Não houve explosão, nem incêndio e nenhuma pessoa nas residências que foram atingidas, além disso, a Defesa Civil também foi acionada para avaliar estruturalmente os imóveis.
Essa é a segunda vez que uma aeronave cai na Grande BH. Antes deste acidente, um monomotor Cirrus SR22 de matrícula PS-VAC caiu perto de Sabará, também neste sábado, na região metropolitana de Belo Horizonte. A aeronave tinha apenas um mês de uso e sofreu uma pane. No incidente, o piloto conseguiu acionar o paraquedas a tempo para controlar a queda, graças ao sistema CAPS (Cirrus Airframe Parachute System), desenvolvido pela própria Cirrus Design e não houve feridos. Havia 6 pessoas a bordo.
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/PXQoNIYFzaE” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>
Cirrus SR22 pusando com auxílio do sistema CAPS. (Reprodução/YouTube)
Cirrus SR22 prefixo PS-VAC após a queda controlada. (Reprodução/AEROIN)
Já a Cirrus Design têm ganhado reconhecimento pelos seus sistemas de segurança inovadores de seus modelos. Além do já mencionao CAPS, a montadora também possui um sistema de pouso automático, chamado de Safe Return, que já equipa o jato SF-50 Vision Jet. o sistema é acionado por um botão, fazendo com que a nave realize o procedimento de pouso de forma autônoma, caso o piloto tenha algum tipo de restrição no comando do avião.
Foto de destaque: Aeronave sobre as duas casas. Reprodução/CBMMG