Avião enviado pelo Governo deve repatriar brasileiros na Faixa de Gaza

Alice Accioly Por Alice Accioly
3 min de leitura

O governo brasileiro enviou ao Egito, nesta segunda-feira (30), um novo avião com mantimentos para as famílias vítimas do conflito entre Israel e Hamas. O avião, cedido pela Presidência da República, deve retornar com brasileiros que tentam escapar da Faixa de Gaza. Cerca de duas toneladas de alimentos foram doados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e foram enviados na aeronave.

Ajuda humanitária e resgate

O avião enviado é do modelo VC-2 (Embraer 190) e irá substituir o outro que está no Egito há semanas aguardando liberação para resgatar aproximadamente 30 brasileiros. Em nota oficial, o Itamaraty disse que “o governo federal e a sociedade civil farão nova contribuição para os esforços internacionais de assistência humanitária aos afetados pelo conflito na Faixa de Gaza”.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a aeronave está levando arroz, derivados de milho e leite em pó para famílias palestinas. Os mantimentos doados pelo MST embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em direção a Rafah, cidade palestina ao sul da Faixa de Gaza. 


Ajuda humanitária do MST foi enviada na tarde desta segunda-feira (30) para Rafah. (Foto: reprodução/Yuri Gringo/Brasil de Fato)

Segundo o governo federal, 1,4 mil brasileiros já foram trazidos de volta, sendo esse número todo referente a brasileiros moradores de Israel. Até agora, foram concluídos oito voos de repatriação.

Brasil e sua diplomacia

Autoridades brasileiras estão mantendo contato com funcionários do governo do Egito com a intenção de convencê-los a abrir a fronteira com Gaza. Mauro Vieira, ministro das relações exteriores, por exemplo, disse já ter discutido por telefone essa questão ao menos duas vezes com o chanceler egípcio.

Enquanto isso, com o comando temporário do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, diplomatas de muitas nações têm tentado chegar a uma resolução que consiga a abertura dos corredores humanitários no Egito.

Semana passada o Egito sediou uma cúpula para discutir o tema humanitário, mas, de acordo com diplomatas brasileiros que estavam presentes, ainda não há muita expectativa de abertura da fronteira com Gaza.

Foto destaque: avião da FAB enviado semana passada com mantimentos ao Egito. (Foto: Reprodução/FAB/SBT News)

Deixe um comentário

Deixe um comentário