Banco Central reabre consulta a valores a receber; veja se você tem direito

Afernandes Por Afernandes
4 min de leitura

Os brasileiros que tiverem valores esquecidos ou inesperado em algum banco, consorcio ou instituição financeira já podem voltar a fazer consultas. A consulta ao valores a receber do Banco Central (BC) voltou a funcionar nesta terça-feira (28), após um ano de paralização.


Foto: Os brasileiros que tiverem valores esquecidos já podem voltar a fazer consultas o site valores a receber do Banco Central.   (Reprodução/ gettyimages.com).


A partir de hoje, já é possível realizar consulta no site e saber se existe algum dinheiro a receber de alguma instituição financeira. Para conferir se você tem dinheiro esquecido, basta consultar o   site www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. O solicitante deve informar o número do seu cadastro de pessoa física CPF e sua data de nascimento.

Caso o cidadão tenha algo a receber ele deve solicitar a devolução do valor.  Os saques serão liberados a partir do dia 7 de março, por tanto, é possível apenas conferir se a pessoa tem direito e a quantia exata a resgatar. Guarde bem a data que o sistema vai lhe informar, para não perder a data de resgaste.

Se você não tem ainda um login no gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou app. Você vai precisar de um cadastro nível prata ou ouro para solicitar o recurso.

O Banco Central (BC), estima que nesta segunda fase, cerca de um pouco mais de 38 milhões pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas terão aproximadamente 6 bilhões a receber. Mesmo aqueles que já tenham recebido algo na primeira fase em março e abril do ano de 2022. Os valores são referentes a:

Parcelas ou despesas de operação de créditos cobradas;

Tarifas cobras indevidamente;

Recursos não cobrados de grupos de consórcios encerrados;

Contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível;

Contas de pagamento pré ou pós paga enceradas com saldo disponível;

 Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo positivo.

Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito.

A paralização dos servidores no ano de 2022 prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do sistema de valores a receber (SVR). O sistema este ano volta com algumas mudanças e novidades importantes, entre elas estão:

Consulta a valores de pessoas falecidas com acesso a herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais.

Mais transparência para quem tem conta conjunta. Caso um dos titulares solicitar o valor via SRV, o outro quando entrar não conseguirá ver informações da solicitação.

Sala de espera virtual isso manterá o SRV aberto virtualmente por um prazo indeterminado.

Inclusão de todos os tipos de valores previstos, ampliando assim a possibilidade e o montante a receber.

E por fim compartilhamento e impressão de telas e protocolos de solicitação, inclusive por Whatzapp. Facilitando o acesso a guarda de informações.

A instituição ressalta que todas as modificações realizadas foram para prezar pela segurança e o conforto das pessoas, principalmente aqueles que fazem uso de celular. E que os usuários devem ficar atentos aos golpes. O órgão alerta que o BC não envia links de acesso e nem entra em contato para tratar de valores a receber, nem tão pouco faz confirmação de dados por telefone ou mensagens. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode entrar em contato com o cidadão.

Foto destaque: O Banco Central (BC), estima que cerca de um pouco mais de 38 milhões pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas terão aproximadamente 6 bilhões a receber.  (REPRODUÇÃO/ Getty Imagens)

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário