O Brasil atingiu um patamar histórico nas encomendas internacionais, foram cinco encomendas por segundo no ano passado, esse foi o volume registrado das compras nas plataformas de comércio eletrônico. Os dados dos Correios revelaram que o país recebeu exatamente 176.276.519 volumes de compras no exterior. Em média são 20 mil encomendas por hora, incluindo sábados, domingos e feriados.
Atingindo o maior patamar histórico dessa série, o volume de encomendas chegou a 39,4%, houve um aumento significativo nas compras internacionais que dispararam no ano passado. Em comparação com o ano de 2020, o aumento chegou a 245%.
Os dados e números fazem referência a remessas internacionais que são transportadas pelos Correios e do sistema postal internacional. Esse sistema logístico é comumente usado pelas empresas internacionais como Aliexpress, Shein e Shopee para a distribuição das compras no Brasil.
<div class=”flourish-embed flourish-chart” data-src=”visualisation/13409219″><script src=”https://public.flourish.studio/resources/embed.js”></script></div>
Fonte: Correios e Receita Federal
Existem em algumas empresas internacionais, sistemas próprios de despacho das remessas, a Aliexpress por exemplo utiliza voos fretados para transporte da China ao Brasil. Mesmo assim, quando os produtos chegam ao Brasil, eles passam pelo sistema postal tradicional passando pelos processo de desembaraço aduaneiro e entrega final responsável pelos Correios.
Em 2022 a empresa Aliexpress anunciou que somente para a transportação de remessas da China ao Brasil contavam com mais de oito voos semanais, portanto, aproximadamente todo o dia um avião chega no Brasil carregado de produtos e encomendas compradas nos sites da plataforma. Por conta disso, a empresa tem prazo de entrega estipulado, prometendo entregas de até sete dias no Brasil dependendo da localidade de sua cidade.
Importante ressaltar que, menos de 2% dessas compras em 2022 à central de desembaraço alfandegário dos Correios tiveram alguma declaração de importação. Segundo a Receita Federal forma 3,4 milhões de declarações nas remessas postais ou seja, 89,1% de todas as compras chegaram no Brasil sem a declaração ao Fisco para o tratamento alfandegário.
Foto destaque: Pacotes são transportados sob responsabilidade dos Correios e do sistema postal internacionalFoto: Ricardo Moraes/Reuters