Cabral voltará para presídio da PM onde investigação achou “regalias”

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, voltará à Unidade Prisional da Polícia Militar (PM), em Nitéroi, na Região Metropolitana. Isso porque o Tribunal de Justiça (TJ-RJ) acabou anulando a decisão da Vara de Execuções Penais (VEP) que transferiu o político para Bangu 1. Esta já é a terceira mudança prisional do político apenado […]

15 jun, 2022

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, voltará à Unidade Prisional da Polícia Militar (PM), em Nitéroi, na Região Metropolitana. Isso porque o Tribunal de Justiça (TJ-RJ) acabou anulando a decisão da Vara de Execuções Penais (VEP) que transferiu o político para Bangu 1. Esta já é a terceira mudança prisional do político apenado dentro de um mês.

O TJ-RJ numa nota informou que Cabral ficará no presídio da PM até “a conclusão do processo apurado incidente da execução e a respectiva decisão judicial, garantindo-se o contraditório e a ampla defesa”, cujo relator é o desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto.

A mudança aconteceu em maio, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a transferência de Sérgio Cabral para o Grupamento Especial Prisional do Corpo de Bombeiros até o julgamento de habeas corpus pelo TJ-RJ. A Corte alegou que a medida servirá para preservar a integridade física do apenado. Essa decisão foi assinada pelo desembargador Olindo Menezes.


Cabral voltará para presídio da PM onde investigação achou "regalias"Enquanto esteve na cadeia Adriana esposa de Sérgio Cabral, recebeu até um sexta de natal. Foto destaque: Reprodução


Cabral está preso desde novembro de 2016. Em setembro de 2021, foi transferido para o presídio da Polícia Militar por determinação do juízo da 7ª VEP, seguindo um cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Edson Fachin na época.

Entre março e abril deste ano, foram encontradas certas regalias a favor de Cabral, como toalhas bordadas com o nome do ex-governador. Foram essas irregularidades que motivou  a transferência de Cabral para Bangu 1, com um isolamento cautelar por 10 dias.

Tratamento diferenciado aos presos

A 7ª VEP entendeu haver elementos concretos sobre a existência de tratamento diferenciado entre os presos. Segundo as investigações, em posse do ex-governador e de outro detento, um caderno com anotações de pagamentos de aplicativos de entrega de comida e grande quantidade de roupas e outros materiais não permitidos. 

Também foram constatadas obras e melhorias no alojamento desses apenados, o que revelaria o poder deles no ambiente prisional.

Nota completa do TJ-RJ 

A 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, por unanimidade, determinou, na última terça-feira (14/6), o retorno do ex-governador Sérgio Cabral à UPPMERJ, onde deverá aguardar a conclusão do processo apuratório no incidente da execução e a respectiva decisão judicial, garantindo-se o contraditório e a ampla defesa. O relator é o desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto.

 

Foto destaque: Reprodução/Agência Brasil

Mais notícias