Uma cadela foi arremessada de um viaduto na cidade de Lorena, interior de São Paulo, na noite do último sábado (22). Moradores que presenciaram o crime resgataram o animal, que está com diversas fraturas e sem conseguir andar. Segundo relatos, dois homens ainda não identificados jogaram o animal de pelo menos quatro metros de altura. A União Protetora dos Animais foi acionada e os voluntários socorreram a vira-lata, que recebeu os primeiros-socorros e foi batizada de Luz. A cadela agora precisa passar por procedimentos cirúrgicos de alto custo, pois quebrou a pata da frente e a de trás do lado direito.
Viaduto que a cadela Luz foi arremessada, no interior de São Paulo. (Foto: Reprodução/Google Street View).
Moradores da cidade ficaram revoltados com o ocorrido e juntamente com a União Protetora dos Animais criaram uma campanha nas redes sociais para arrecadar dinheiro e custear os procedimentos veterinários necessários para salvar a vida da Luz. De acordo com Paola Giordani, responsável pela União Protetora dos Animais na cidade, este já é o terceiro animal que foi jogado do mesmo viaduto em Lorena. A prefeitura foi acionada para colocar câmeras de segurança no local e identificar os agressores.
Luiz Gustavo Simões Nunes, médico veterinário que irá fazer a cirurgia na Luz, contou um pouco sobre o quadro de saúde do animal e os riscos do procedimento. Segundo ele, a cadela está aparentemente bem e a fratura na pata da frente foi mais tranquila, a de trás está mais delicada, e eles farão de tudo para que ela fique bem.
Raio-X da fratura da cadela após o ocorrido. (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
A prática de maus-tratos contra animais é considerada crime e a pena pode chegar a cinco anos de prisão. Qualquer pessoa pode denunciar anonimamente pelo Disque Denúncia (181) ou pelo site da Secretaria de Segurança Pública. Caso presencie uma situação em flagrante, a pessoa deve acionar o 190. A prefeitura de Lorena disse ter conhecimento sobre o caso, mas não conseguiu encontrar imagens das câmeras de monitoramento mais próximas. A cidade tem uma programação para instalar mais câmeras.
Foto destaque: Cadela luz após ser socorrida pelos moradores. Foto:Reprodução/Arquivo pessoal