Um caminhão perdeu o rumo enquanto descia a via e acabou atingindo três carros e um poste na madrugada desta segunda-feira (24), em São Paulo.
O acidente ocorreu na Vila Mascote, Zona Sul da capital paulista, e causou o ferimento do motorista que estava conduzindo o veículo.
No momento do acidente, o caminhão descarregava a caçamba e acabou descendo a via sozinho, fazendo com que o motorista ‘’pulasse’’ para fora do veículo na tentativa de pará-lo antes de bater nos carros à frente. Ele cai e é atingido pelo caminhão em movimento.
O ajudante do motorista já estava do lado de fora do caminhão, já que iria descarregar a caçamba.
O corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer a vítima, que foi atropelada pelo veículo. Embora o condutor tenha sido levado para o Hospital Saboya, após ser socorrido, não há informações sobre seu estado de saúde.
Imagem representando a manutenção dos freios de um caminhão. Foto: Reprodução
Por que o freio dos caminhões falha?
Uma das principais causas de acidentes em veículos grandes e pesados, como o caminhão, é a falha no sistema de freios.
A direção agressiva, a não utilização do freio motor em paradas e declives, e a má manutenção das válvulas, são exemplos do que pode contribuir para que o veículo perca a direção e cause acidentes nas rodovias.
A vida útil dos freios dos caminhões está relacionada ao trecho que o veículo percorre e ao volume da sua carga. O ideal é que a manutenção dos freios seja feita a cada 5 mil quilômetros rodados, nos dois lados do caminhão, para que eles não fiquem descompensados.
Nos freios que são movidos a ar, por exemplo, as más condições das válvulas contribuem para que o bruto perca os freios. E, além das válvulas, a regulagem das lonas e as catracas de freio também devem passar por revisão para que acidentes sejam evitados por maus cuidados do proprietário do veículo.
Foto em destaque: Reprodução/G1