Cartunista Paulo Caruso morre aos 73 anos

Isabela Bertin Por Isabela Bertin
2 min de leitura

O cartunista e chargista Paulo Caruso, morreu hoje, aos 73 anos de idade. Paulo estava internado no hospital 9 de julho, localizado na Capital Paulista, para cuidar das complicações decorrentes do câncer no intestino, mas na manhã deste sábado (04), ele não resistiu e acabou falecendo. O velório acontecerá na manhã deste domingo (05) e o enterro está marcado para segunda-feira (06), sendo apenas para familiares e amigos.

Paulo José Hespanha Caruso nascido no dia 6 de dezembro de 1949, em São Paulo, é irmão gêmeo de Francisco Paulo Hespanha Caruso, conhecido como Chico Caruso, que assim como Paulo Caruso, é cartunista e músico.
Ele cursou Arquitetura e Urbanismo na USP, mas não seguiu carreira, já que sua verdadeira paixão era os cartuns. Com uma carreira extensa, seu último trabalho foi no Roda Viva, da TV Cultura.


 

Paulo Caruso. (Reprodução/Instagram)


Paulo chegou unir suas duas paixões, cartuns e música, ao criar uma banda apenas com integrantes cartunistas.
Paulo, apesar de ter uma trajetória individual marcante, sempre esteve em parceria com o irmão. Desde os 4, 5 anos de idade, os irmãos foram influenciados a desenhar pelo avô materno, um pintor amador que sempre pegava nas mãos de Paulo e Chico Caruso e os ensinava a desenhar. Foi ele também que ensinou Paulo a tocar violão.
Muitos amigos, conhecidos e fãs usaram as redes sociais para lamentar a perda e fazer algumas homenagens, dentre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que usou o Twitter para homenagear, ”Paulo Caruso foi um grande desenhista e cronista político, com uma criatividade inesgotável, retratou com talento e consciência o dia-a-dia que constrói nossa história recente. O seu traço veloz e seu humor já são parte da memória nacional”, escreveu ele. A cartunista e chargista Laerte Coutinho também utilizou o Twitter para lamentar a morte do amigo, ”Paulo Caruso, querido, morreu.
Grande herói do quadrinho brasileiro. Beijo, Paulo”, escreveu ela.

 

Foto destaque: Cartunista Paulo Caruso. (foto: Reprodução/Instagram)

Deixe um comentário

Deixe um comentário