De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com mais de 100 anos cresceu cerca de 56% em comparação à década passada. Em 2010, a pesquisa apontou que cerca de 24 mil habitantes do país eram centenários e, em 2022 os números apurados já chegavam a 37 mil pessoas que completaram 100 aniversários. Um aumento de 13 mil durante a última década.
Falta de aborrecimentos é o segredo da longevidade
De acordo com a dona Estrella Muller, que completou 101 anos e revelou o mistério por trás de um século vivido ao ‘Bom dia Brasil’, da TV Globo, o segredo para se viver até os 100 anos é não se estressar e possuir boa alimentação.
Estrella ainda ressalva que não necessita de ajuda para realizar tarefas de higiene e nem atividades casuais. “Eu não preciso que me deem banho, eu não preciso que me levem nada, e nem coisa nenhuma. Eu faço. Você aceitar um conselho: alimente-se bem, não se aborreça por nada, não perca a paciência, porque tudo se conserta. Eu nunca me aborreci com ninguém”.
Já, para Antônio Quessada, de 104 anos, o segredo está na escolha de uma vida tranquila e calma, e revelou que já está na cama para dormir às 19h e que às 04h já está de pé para iniciar o seu dia.
Antônio Quessada, de 106 anos. (Reprodução/BomDiaBrasil/TVGlobo)
Bahia lidera ranking de centenários
Os estados também possuem destaque pela quantidade de habitantes com mais de um século vividos, o estado da Bahia, no Nordeste, lidera o top três com cerca de 5.336 habitantes centenários, em segundo lugar está o estado de São Paulo com 5.095 e logo após Minas Gerais com 4.104.
Ainda de acordo com a pesquisa levantada pelo IBGE, cerca de 72% dos 37.814 brasileiros que possuem mais de 100 anos são do gênero feminino.
Foto destaque: Brasil possui 37 mil habitantes com mais de 100 anos. (Reprodução/Metrópole)