O governo do estadual de Santa Catarina decreta estado de alerta e observação até o próximo domingo (8) em decorrência do ciclone extratropical que atravessa a região desde quarta-feira (4) e atingiu mais de 50 municípios. Além do governo, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) também se mobilizaram para conter os impactos das tempestades.
Após 54 municípios serem afetados pelo ciclone, Defesa Civil declara estado de alerta até domingo (8) (Foto: Reprodução/ Site/ CBMSC)
Ciclone em SC
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso meteorológico em seu site informando o risco de enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos em função do ciclone.
Em seu site, a Defesa Civil de SC divulga mapa que indica as regiões que podem ser afetadas pelo ciclone (Foto: Reprodução/ Site/ CMBSC)
Na sexta-feira (6), a Defesa Civil alertou o risco de fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo que podem ocasionar deslizamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica. Na madrugada de sexta para sábado (7), os altos acumulados de chuva, que podem chegar a 200mm nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul e Planalto Oeste do estado, podem provocar enxurradas e deslizamentos na região. Nas outras regiões do estado, os índices de precipitação variam entre 50 e 70 mm.
Já de sábado para domingo foi informado que os acumulados de chuva devem se espalhar pelas regiões do Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O levantamento aponta precipitação de 100 a 150 mm, com risco alto de enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações.
Também foi divulgado no site o mapa da região, indicando áreas em laranja, que representam as de risco alto, e em amarelo, de risco moderado.
Outros estados afetados
O estado de Santa Catarina não é o único afetado por ciclones e tempestades este ano. Na madrugada do dia 19 de novembro, uma tempestade no Litoral Norte de São Paulo deixou 64 mortos em São Sebastião e um em Ubatuba, além de centenas de desalojados.
Em junho, o Rio Grande do Sul teve o pior desastre natural nos últimos 40 anos, com 16 óbitos em 40 municípios. Esta, já havia sido superada pela tragédia decorrente de outro ciclone que atingiu o estado no mês de setembro, que, por sua vez, foi a pior dos últimos 70 anos e deixou 41 mortos em dez municípios.
Foto Destaque: Mapa meteorológico do ciclone na região Sul do Brasil. Reprodução/Site/Defesa Civil