Nessa sexta-feira (10), foi anunciado o cancelamento do carnaval em 30 cidades históricas de Minas. O anunciou veio dos prefeitos das cidades que por decisão unanime decidiram por cancelar o evento nos locais.
Os representantes dessas cidades se reuniram em na Casa da Ópera em Ouro Preto para discutir os próximos eventos nas cidades, principalmente o carnaval. E chegaram a conclusão unanime de não realizar a festa de folia no ano de 2022.
A decisão foi tomada devido a crescente nova onda de casos confirmado da covid-19 e da sua nova variante ômicron que está gerando preocupações para a população. Apesar do medo e ressalva ainda existe preocupações referente a economia e desenvolvimento das cidades, já que a festa realizada todo ano em fevereiro costuma movimentar o turismo local.
Carnaval em Minas Gerais (Foto:Reprodução/Renato Cobuci/Metro1)
Essas são as cidades de Minas já confirmadas que não irão sediar o carnaval em 2022:
- Brumadinho
- Baependi
- Barão de Cocais
- Bom Jesus do Amparo
- Conceição do Mato Dentro
- Caeté
- Catas Altas
- Cataguases
- Congonhas
- Campanha
- Diamantina
- Itabira
- Itabirito
- Itapecerica
- Januária
- Lagoa Santa
- Nova Era
- Ouro Branco
- Paracatu
- Pitangui
- Prados
- Santa Bárbara
- Serro
- São João del-Rei
- São Thomé das Letras
- Sabará
- Santa Luzia
- Tiradentes
“Não vamos realizar e apoiar grandes aglomerações, mas cidades não estarão fechadas ao turismo. Vamos incentivar o turismo cultural, esportivo, cicloviário e rural, porque o turismo é primordial para o desenvolvimento das nossas cidades”. Afirma o prefeito de Itapecerica Wirley Reis (Podemos).
Reis ainda afirma que impossível a fiscalização de uso de máscaras em álcool em gel durante o carnaval e que costuma ser um evento aglomerado.
“Não existe o distanciamento nessa festa. Então muito nos preocupa e, por isso, precisamos tomar uma decisão que possa beneficiar a economia e geração de renda na cidade e deixar que os municípios permaneçam abertos durante e após o período de folia”. Declarou o prefeito.
O prefeito de Mariana, Juliano Gonçalves, ainda estudo a possibilidade de promover e apoiar artistas locais sem prejudicar a população com festas com aglomerações:“Neste ano, fizemos a Lei Manoel Costa Ataíde, que dá subsídios a esses artistas. Agora vamos estudar o que podermos fazer em 2022”. Informou.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Omicron-variante-avanca-e-ja-acomete-57-paises
Em Ouro Preto o gestor interino Angelo Oswaldo informa que irá fazer uma declaração oficial até quarta-feira (15), após conversar com os representantes das Ligas de escola de samba e associação dos blocos. Mariana também garante posicionamento até essa data.
Foto destaque: Carnaval praça Tiradentes. Reprodução/Ane Souz