Na tarde desta terça-feira (15), foi confirmada a morte do cinegrafista Pierre Zakrzewski. Ele trabalhava para a TV norte-americana Fox News e estava realizando a cobertura guerra entre Rússia e Ucrânia. De acordo com a emissora, ainda não há informações sobre a causa da morte.
De acordo com as primeiras informações apuradas, o carro que estava o cinegrafista foi atingido por um incêndio após um ataque na região de Kiev. Pierre estava na companhia do correspondente da também emissora em Whashington D.C., Benjamin Hall, que ficou ferido após o acidente, mas segue internado. Até o momento, nenhum boletim médico foi feito sobre o estado de saúde do jornalista.
Nas redes sociais, jornalistas lamentaram a morte do cinegrafista e demonstraram tamanha gratidão e admiração pela bela carreira que Pierre construiu em vida. Em seu currículo, há grandes coberturas de outros momentos icônicos que já ocorreram mundo à fora, e tiveram sua participação cobrindo as principais imagens. Pierre esteve presente nas guerras do Iraque e Afeganistão.
Pierre Zakrzewski (Foto: Reprodução/bhaz.com)
Pierre morava em Londres e estava trabalhando na Ucrânia desde Fevereiro deste ano para a cobertura dos atentados russos. A CEO da Fox News, Suzanne Scott, descreveu o cinegrafista como um apaixonado pela profissão, comprometido e ético com o jornalismo. Clarissa Ward, da CNN, também utilizou seu twitter para lamentar a morte do amigo. Ele tinha 55 anos e deixa uma esposa.
Oleksandra e Pierre (Foto: Reprodução/G1)
Além de Pierre, também foi confirmada a morte da jornalista Oleksandra Kuvhshynova, de 24 anos. Oleksandra estava na mesma equipe que o cinegrafista e trabalhava como consultora. Ela estava ajudando os jornalistas a andar pela cidade reunindo informações e conversando com fontes. Suzanne diz que Oleksandra trabalhou 24h por dia e ajudou a trazer a história da Ucrânia à tona e todos são muito gratos por isso. Os colegas de trabalho a definiram como gentil, engraçada e corajosa.
Foto destaque: Pierre Zakrzewski. Reprodução/visão.sapo