Cristo Redentor tem luzes apagadas em solidariedade ao atleta Vini Jr

Welyson Lima Por Welyson Lima
4 min de leitura

Nesta segunda-feira (22), a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, teve a luz apagada em ação solidária ao jogador Vinícius Junior, do Real Madrid. O atleta foi alvo de ataques racistas neste domingo (21), enquanto jogava em Valência. Em nota, o santuário disse que “repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor terá iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”, disse o comunicado.


Jogador Vini Jr. no centro. (Foto: Reprodução/Pixabay)


A ação em solidariedade ao atleta é uma cooperação entre Confederação Brasileira do Futebol, Fé do Santuário, Núcleo de Esporte e Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O atleta fez uma postagem em uma de suas redes sociais, onde se dizia emocionado. Sobre a ação, disse que é “[…] uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta”, escreveu. Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, disse que “somos todos criados à imagem e semelhança de Deus”, em referência a uma passagem bíblica, usada pelo padre para criticar a ação racista sofrida pelo jogador Vini Jr.

O Ministério da Igualdade Racial, após o episódio de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr., notificou autoridades espanholas e a LaLiga, que é a entidade responsável pelo campeonato espanhol. O governo brasileiro emitiu, nesta segunda-feira (22), uma nota em repúdio ao ocorrido com o atleta. O comunicado foi assinado pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania, conjuntamente. Na nota, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pede às autoridades da Espanha que “tomem providências para punir os autores dos atos de racismo e evitar que eles se repitam”.

O jogador Vini Jr., na mesma postagem que se disse emocionado, também finalizou o texto agradecendo o apoio e carinho das pessoas e autoridades. “Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo afora.” A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que vai entrar em contato com autoridades da Espanha a fim de cobrar do governo, do Ministério Público e da Liga Espanhola de Futebol ações efetivas contra o racismo sofrido pelo jogador Vinícius Júnior. O time Real Madrid também fez denúncia ao Ministério Público da Espanha a respeito dos ataques racistas direcionados ao atleta Vini Jr. “[…] tais ataques também constituem um crime de ódio”, diz em nota o Real Madrid. O time apresentou denúncia à Procuradoria Geral do estado a fim de iniciar as investigações sobre o caso.

 

Foto Destaque: Cristo Redentor de luzes apagadas. Reprodução/Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

Deixe um comentário

Deixe um comentário