Documentos extremamente confidenciais foram vazados do Pentágono e publicados nas mídias sociais revelando pessimismo dos Estados Unidos em relação a guerra na Ucrânia, evidenciando fraqueza nos armamentos e defesas aéreas da Ucrânia, antecipando um empecilho na guerra nos próximos meses.
Os documentos datados de fevereiro e março, relatam diversos déficits militares do país ao mesmo tempo que Kiev se prepara para uma defensiva de primavera contra a Rússia.
Mulher atravessa ponte destruída em Bakhmut, Ucrânia. 06/01/2023 Foto/Reprodução: Dimitar Dikoff/AFP
Nesses documentos confidenciais são relatados diversos alertas, como exemplo das forças aéreas de médio alcance da Ucrânia que protegem a linha de frente serão “completamente reduzidas até 23 de maio”, cedendo espaço para que a Rússia tenha superioridade aérea afetando a capacidade de Zelensky para agrupar forças terrestres em uma contra-ofensiva.
Vale destacar que os documentos se aplicam às tropas russas, assinalando problemas persistentes na ofensiva de Putin, resultando em um impasse entre ambos num futuro próximo.
Esses documentos secretos também revelam que os serviços de segurança e inteligência Russa foram altamente infiltrados pelos EUA, explanando a capacidade de Washington em alertar a Ucrânia a respeito de ataques planejados, fornecendo uma análise da força do aparato de guerra de Moscou.
Segundo o The New York Times, analistas militares supõem que os documentos podem ter sido modificados do seu formato original, aumentando estimativas de soldados ucranianos mortos na guerra e reduzindo as baixas russas.
Os documentos vazados revelam que os EUA não só espionam a Rússia como também os principais líderes militares e figuras políticas da Ucrânia, analisando assim as estratégias de combate em Kiev. Porém, os americanos possuem uma visão mais ampla e clara das operações feitas pelo exército russo do que o planejamento ucraniano.
A exposição desses documentos secretos traz à tona um possível potencial de grandes danos ao conflito, dando oportunidade para Moscou desabilitar e cortar as fontes de informação, ainda é cedo para determinar o decorrer e alargamento dos danos mas, caso a Rússia conseguir determinar a forma de coleta de dados dos EUA e consumar o fluxo, o campo de batalha da Ucrânia poderá ser impactado.
Os relatórios mostram que os primeiros documentos vazados foram compartilhados no aplicativo Discord, uma plataforma de chats popular no mundo dos games. Em outras semanas, os documentos foram compartilhados em outras plataformas, porém, ganharam extrema atenção quanto surgiram no Twitter e no Telegram recentemente.
Um funcionário do acordo de compartilhamento de inteligência Five Eyes com os EUA disse à CNN que era alarmante ver informações vazadas sobre a guerra na Ucrânia prejudicando-os no campo de batalha, o país resistiu a ataques russos há 1 ano.
Foto destaque: Documentos supersecretos vazados na internet expões detalhes sobre o exercíto da Ucrânia. Reprodução/Genya SAVILOV/AFP