O ex-presidente americano, Donald Trump, precisou comparecer nesta terça-feira (13) ao Tribunal de Justiça Federal em Miami, na Flórida, nos Estados Unidos, após a Justiça Federal condená-lo à segurança nacional.
Na última segunda-feira (12), Trump viajou do leste americano, de Newark, em New Jersey, até a Flórida, onde ele iria depor. As autoridades de segurança da Flórida ficaram extremamente preocupadas com as manifestações que poderiam ter no tribunal onde ele iria chegar, essa preocupação vem porque muitos apoiadores viajam de outros estados para acompanhar o ex-presidente, além do estado da Flórida ser uma das regiões que mais deu votos para Trump.
As acusações que Trump sofre são de que ele teria documentos sigilosos, cometeu crime de obstrução da Justiça e deu declarações falsas. O político teria guardado documentos extremamente sigilosos, que tinham informações secretas sobre os EUA, em sua mansão no Mar A Lago, na Flórida. Além disso, ele teria exposto esses documentos para pessoas não autorizadas, como amigos pessoais e funcionários. Ele pode pegar até 20 anos de prisão.
Donald Trump foi a Miami depor na justiça acusado de vazar documentos secretos (Foto: Reprodução/bbc)
Donald Trump enfrenta uma lista de processos e um deles é uma investigação criminal e civil em Nova York. A procuradora-geral do estado, Letitia James, investiga as empresas que pertencem ao ex-presidente e ela afirmou que a parte financeira demonstra-se “enganosa e fraudulenta”.
De acordo com as investigações, há evidências significativas que comprovam que as organizações de empresas de Trump possuem ativos fraudulentos para obter benefícios econômicos. O ex-presidente nega qualquer tipo de acusação e afirma que tem motivação política.
O ex-presidente americano já confirmou sua pré-candidatura à presidência em 2024 pelo partido Republicano. Ele compete ao lado do seu ex-vice presidente, Mike Pence, e também contra o governador da Flórida, Ron DeSantis, seu principal rival dentro do partido. Até o momento, Trump é o favorito para vencer as primárias do partido e de acordo com alguns políticos, ele é o único capaz de vencer Joe Biden, do partido democrata.
Foto destaque: Donald Trump é acusado de cometer mais um crime. Reprodução/financialtimes