A cidade de São Paulo já tem o mês de fevereiro mais chuvoso desde 2020. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou até o momento 206,2 milímetros acumulados do dia 1 de fevereiro até as 9 horas do dia 13 de fevereiro de 2023. Essa quantidade foi registrada por uma medição automática; contudo, segundo a medição pluviométrica manual, houve a indicação de um número equivalente a 206,4 milímetros.
O atual recorde de precipitação em fevereiro é de 257,7 milímetros para mais ou para menos, a segunda maior média mensal na escala anual, apenas menor do que a de janeiro.
Em 2020, choveu um valor equivalente a 493,8 milímetros segundo a medição automática, tornando-se o maior volume de chuva acumulado em um mês de fevereiro desde os 77 anos de medições pelo Inmet.
Por outro lado, quase não houve chuva em fevereiro de 2022; os valores detectados naquele anos foram de poucos 69,2 milímetros, sendo o menor desde o ano de 1984.
Reportagem por Jovem Pan.
Para as futuras previsões: A semana segue com o tempo abafado e húmido em todo o estado de São Paulo. O calor e o sol forte vão continuar nos períodos mais quentes do dia, por volta do meio-dia; porém, as fortes pancadas de chuva vão continuar apesar do calor forte. Muito provavelmente, as chuvas acontecerão no fim da tarde.
Para futuras previsões nas próximas semanas: Uma frente fria vai chegar ao litoral do estado de São Paulo por volta da sexta-feira ou sábado, entre os dias 17 e 18 de fevereiro, e provavelmente vai se mover para o interior do estado, chegando também à capital paulista e estimulando a chuva na cidade durante a semana do carnaval de 2023. Tudo indica que a semana do Carnaval será quente durante o dia com chuva no fim da tarde e talvez com pouca chuva durante a noite.
Foto principal: Tempo nublado na capital de São Paulo. Reprodução: Folha de São Paulo.