De acordo com a apuração feita pelo G1 nesta quinta-feira (7), um homem, na qual a identidade foi preservada, teria revelado plano de uma facção criminosa para explodir ponte em rodovia que liga São Paulo à Baixada Santista, no litoral paulista. No entanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), não informou qual trecho seria alvo dos criminosos.
De acordo com a apuração, o indivíduo teria informado o endereço em que os explosivos para a execução do crime estariam escondidos, a polícia efetuou a apreensão do material e um homem que estava no local foi preso.
Informante é ex-integrante da facção
O homem que detalhou o plano da facção, era procurado pela justiça após fugir da penitenciária, ele teria se entregado e revelado o esquema aos policiais na audiência de custódia. De acordo com a apuração, o informante fazia parte da organização criminosa e teria brigado com os integrantes, por isso, segundo ele, seria jurado de morte pela facção.
Apreensão dos explosivos
Uma operação, arquitetada pelos policiais com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), foi organizada para a apreensão dos explosivos, que foram encontrados em um imóvel localizado no bairro Riacho Grande, em São Bernardo do Campo.
No local, os agentes encontraram um fuzil, uma pistola, granadas, um colete a prova de balas, carregadores para armamentos, drogas, celulares e outros materiais utilizados pela facção, além de uma grande quantidade de explosivos. Um carro cofre, veículo utilizado para transporte de armas e drogas, também foi apreendido.
Polícia apreende armamentos em imóvel usado para esconder equipamentos do crime. (Foto: reprodução/G1)
Jailson Pesqueiro de Souza, de 34 anos, foi preso em flagrante no local. Ele teria ficado em silêncio quando interrogado pelos policiais. Na última segunda-feira (4), em sua audiência de custódia, Jailson, que já possui antecedentes criminais, ficou algemado por questões de segurança e teve sua prisão em flagrante convertida para preventiva.
Foto destaque: trânsito no Sistema Anchieta-Imigrantes que dá acesso à Baixada Santista. (Reprodução: X/@_ecovias)