O Hospital Estadual de Formosa comunicou que seis dos indivíduos feridos no acidente de helicóptero da Marinha, ocorrido nesta terça-feira (8), já receberam alta médica e foram autorizados a deixar a instituição. Adicionalmente, um paciente foi transferido para outra unidade hospitalar.
De acordo com um comunicado da Marinha, três militares ainda estão sob observação e tratamento médico na Unidade Médica Expedicionária da Marinha, enquanto outros dois estão internados no Hospital das Forças Armadas. O helicóptero transportava um total de 14 pessoas.
Marinha do Brasil, escudo(Foto: Reprodução/ Defesa Aérea e Naval/ Guilherme Wiltgen)
Pelo menos dois tiveram que fazer cirugia
Dos feridos, 10 apresentam lesões leves, enquanto dois necessitarão de cirurgia ortopédica.
Durante um treinamento militar realizado no município de Formosa (GO), localizado há aproximadamente 80 quilômetros de Brasília, ocorreu a queda da aeronave, resultando no trágico falecimento de dois militares: o Sargento Luís Fernando Tavares Augusto, membro do Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, e o Sargento Renan Guedes Moura, designado à Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador.
Informações da Marinha
Segundo informações divulgadas pela Marinha, o helicóptero envolvido no incidente era um modelo UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. Sua utilização estava voltada para um exercício de desembarque rápido de tropas em um ambiente desafiador denominado “Fast Rope”. Vale ressaltar que não houve o emprego de mísseis nem armamentos pesados durante a atividade, conforme destacado pelas Forças Armadas.
Em um comunicado oficial, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, expressou profundo pesar e tristeza diante da situação. Ele informou que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico já iniciou os procedimentos para esclarecer as causas e circunstâncias do incidente.
É importante lembrar que desde 1988, o município de Formosa é palco da “Operação Formosa”, um extenso treinamento militar conduzido pela Marinha do Brasil. No ano de 2022, esse exercício ocorreu entre os dias 2 e 10 de agosto, envolvendo a participação de 3.500 militares das três Forças Armadas.
Foto Destaque: Helicóptero UH-15 – Super CougarMarinha do Brasil. (Reprodução/CNN/ Victor Aguiar)