Fernando Haddad acerta prorrogação de 30 dias da isenção do PIS e Cofins

Rayssa Tarouco Por Rayssa Tarouco
3 min de leitura

Fernando Haddad, o futuro ministro da Fazenda do governo Lula, que começa no próximo ano, pediu para que fosse prorrogado por mais 30 dias a isenção de PIS e Cofins sobre os combustíveis. A medida parte do futuro governo em parceria com o atual, e ainda nesta semana, Bolsonaro, vai assinar Medida Provisória que vai garantir tal situação.

O acerto foi feito entre Paulo Guedes, atual ministro da Economia, e Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda. O acordo entre os dois políticos é de que a isenção do PIS e Cofins sobre os combustíveis no Brasil seja prorrogada por mais 30 dias, e ainda nesta semana, o atual Presidente, Jair Bolsonaro, vai assinar uma Medida Provisória (MP) para protocolar a decisão feita pelos ministros.

Caso tal medida não tivesse sido acertada, no dia 1º de janeiro, quando o então Presidente eleito, Luiz Inácio Lula Da Silva, ou somente Lula, tomasse posse, os preços dos combustíveis estariam em alta por todo o país. Caso Bolsonaro tivesse sido reeleito, as informações são de que ele manteria a isenção dos tributos durante todo o ano de 2023.


Imagem de Lula e Haddad (Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert)


A equipe de Paulo Guedes, ainda sugeriu que a Medida Provisória fosse assinada por 90 dias, porém Haddad falou que os 30 dias serão suficientes para que ele e sua equipe possam achar novas soluções para barrar a alta nos preços da gasolina. De acordo com dados do Ministério da Economia, o corte de impostos nos combustíveis, custou aos cofres públicos cerca de R$ 52 bilhões, e somente os cortes no diesel e gás de cozinha foram R$ 17 bilhões gastos pela União.

A isenção dos tributos sobre os combustíveis é um dos fatores que ajudou a inflação deste ano a se manter dentro da média prevista, inclusive tendo deflação por três meses consecutivos em julho, agosto e setembro. A assessoria da equipe econômica do futuro presidente Lula, disse que assim que ele assumir o cargo irá tomar a decisão correta sobre os tributos dos combustíveis.

Foto Destaque: Imagem de Fernando Haddad, novo Ministro da Fazenda. Reprodução/ Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário