A empresa Apple, responsável pela fabricação da linha de smartphones Iphone, irá atualizar a linha de Iphones 12 em todo território francês, segundo o ministro Jean-Noel Barrot. O governo da França determinou a suspensão das vendas do celular da empresa em consequência da ocorrência de emissão de ondas eletromagnéticas acima do permitido.
Iphone 12 e ondas eletromagnéticas
De acordo com a agência que regula as ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos na França, a Agência Nacional de Frequências (ANFR), o modelo Iphone 12 da empresa Apple estaria emitindo ondas acima dos limites constatados do país.
A quantidade estipulada de absorção segura do corpo humano em relação às ondas eletromagnéticas é de 4 watts por quilograma, e, segundo a ANFR, o Iphone 12 seria responsável pela concentração de 5,74W/kg.
As ondas eletromagnéticas são oscilações que se propagam tanto no vácuo quanto entre meios materiais, são elas as responsáveis pelo funcionamento de televisões, peço acesso à Internet, e com elas é possível ouvir música e até esquentar comidas em um micro-ondas.
Iphone 12 (Foto: Reprodução/LubeckProfiles)
Atualizações e segurança
Ao jornal Le Monde, a Apple afirmou que os testes realizados se trata apenas de “um protocolo de teste específico utilizado pelos reguladores franceses e não a um problema de segurança”. […] Desde o seu lançamento em 2020, o iPhone 12 foi certificado e reconhecido como estando em conformidade com todas as regulamentações e normas SAR (Taxa de Absorção Específica) aplicáveis em todo o mundo”, exclamou a empresa estadunidense.
A Organização Mundial da Saúde revelou que até o momento não há indícios de que a exposição à pequenas quantidades de ondas eletromagnéticas seja prejudicial à saúde.
No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá reunir os organismos de certificação para assegurar uma supervisão de mercado em relação ao assunto.
A Apple informou que fornecerá atualizações para os modelos de Iphone 12 em todo território francês. E se caso não houver, o governo da França pode determinar um recall, isto é, a devolução da linha inteira disponível no mercado.
Foto destaque: Iphone 12. Reprodução/MacWorld