Jovem Militar morre em treinamento do Exército no Rio de Janeiro

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
4 min de leitura

Um jovem soldado, João Victor Alves da Silva, de apenas 18 anos, morreu após um treinamento na noite desta última quarta-feira (26/04). A causa da morte teria ocorrido parada cardiorrespiratória, durante o treinamento da 2ª Companhia de Infantaria do Exército no qual o jovem fazia parte, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Ele estava servindo no exército a apenas 2 meses.

Segundo informação do Comando Militar do Leste (CML), João começou a passar mal durante a tarde após seu treino de rotina, e foi atendido pela equipe de saúde do Comando antes de ser encaminhado para o Hospital Ferreira Machado à noite, na mesma hora que a família do jovem recebeu a comunicação do ocorrido.

As horas não batem por questão de minutos pois, de um lado o comunicado do comando diz que João chegou ao hospital ainda consciente, por volta das 20h45. Já o relato da família aponta de João deu entrada no hospital por volta das 20h30, inconsciente e acompanhado do comandante e alguns soldados do Exército.

Segundo o relatório do hospital: “(João) deu entrada com histórico de parada cardiorrespiratória, às 20h45. Foi atendido pela equipe médica do Politrauma, mas durante a estabilização deu nova parada e mesmo com as manobras de reanimação, o paciente acabou evoluindo para o óbito, que registrado às 22h15”.

O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) onde a família recebeu o laudo oficial de óbito após realizada o exame de necropsia, relatando que João morrera de “cardiopatia congestiva” e “Infarto Agudo do Miocárdio”.


Militares do Exército brasileiro (Reprodução/CNN)


Uma mensagem da organização da CML lamentou a morte do jovem soldado e disseram estar acompanhando a família neste momento de luto, prestando assistência de saúde e religiosa. Porém a família disse o contrário, afirmando que não recebeu nenhum suporte até o momento.

“João não tinha nada, nem dipirona tomava pra dor de cabeça, tinha uma saúde excelente. Domingo, às 21h, eu entreguei meu filho na porta do Exército bem, perfeito. Ele não tinha nada, isso eu posso afirmar. Quando nós chegamos lá (no hospital), encontramos o comandante e alguns sargentos, mas não deram detalhes, não sabiam informar direito a causa da morte. E lá dentro eu fiquei sabendo que ele chegou todo molhado” disse Edvaldo Soares da Silva, o pai de João

Um inquérito foi instaurado na Polícia Militar para apurar a morte de João. Motivo não só pela repentina morte, mas também por um caso similar ter ocorrido ainda este ano, em Março, quando outro jovem de 18 anos, Gabriel Henrique, morreu durante o treinamento militar no Batalhão de Polícia do Exército. A família relatou na época que Gabriel nunca teve problemas de saúde passados e a causa da morte foi por exaustão.

O velório de João Victor Alves da Silva ocorre nesta quinta-feira (27/04) na Igreja Semear, em Campos, e seu corpo enterrado no cemitério do Caju, na Zona Portuária da capital.

 

Foto Destaque: João Victor Alves da Silva, de 18 anos (Reprodução / G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário