A Líbia, país do continente africano, é um país na região do Magreb, no Norte da África, banhado pelo mar Mediterrâneo. Nos últimos dias, diversas tempestades têm atingido a nação, gerado enchentes e já matou mais de 11 mil pessoas. E segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a tempestade tropical também deixou 30 mil pessoas desaparecidas. A situação tem chocado o mundo, e preocupado diversas autoridades, principalmente porque os corpos têm sido arrastados pelas águas, e chegado nas costas, a praia da cidade de Derna é a mais atingida.
Jornais compartilham imagens da situação da Líbia (Foto: Reprodução/X/@g1)
Atuação da Cruz Vermelha
O Crescente Vermelho é a ONG da Cruz Vermelha que é responsável pelos países de maioria islâmica. Segundo a ONG, a situação ficou pior após a quantidade de chuva destruir duas barragens e alagar a região central do município, segundo uma autoridade do Crescente Vermelho, tudo ocorre muito rápido: “Em apenas duas horas, um dos meus colegas contou mais de 200 corpos na praia perto de Derna”, disse Bilal Sablouh, gerente regional de perícia da Cruz Vermelha na África.
Após os corpos serem encontrados na praia são levados para a costa e enterrados sob edifícios desabados e escombros da cidade. Contudo, médicos e especialistas da ONU tem solicitado ao governo Libanes que não se apresse para enterros e cremações em massa, isso porque, estudos mostram que isso afeta rapidamente o emocional e a saúde mental das família, e consequentemente de todo um país.
Diversos corpos são deixados nas ruas até sereme encaminhado aos cemitérios e crematórios (Foto:Reprodução/X/@alertario24hrs)
A situação política atual da Líbia
A Líbia tinha o terceiro melhor IDH da África, contudo, desde 2011, a Líbia tornou-se um país fantasma controlado por 3 grupos de milícias. O país possui 2 capitais (Tripoli e Benghazi). Africanos que tentam a travessia do Mediterrâneo sem sucesso são capturados na Líbia e transformados em escravos. A guerra já fez mais de 300 mil vítimas. A influência externa é grande na guerra, e os recentes desastres naturais tornam o país ainda mais vulnerável. Mais de 100 pessoas do conselho noruguês para refugiados, estão no país além da ajuda humanitária da ONU.
Foto destaque: Praia de Derna mais atingida pela tempestade na Líbia. Foto:Reprodução/X/g1