Nesta terça-feira (14) o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a retomada do programa Minha Casa Minha Vida, durante uma cerimônia em Santo Amaro (BA) e segundo ele, a meta do governo federal é construir 2 milhões de habitações até o ano de 2026.
Também foi feita uma Divulgação da entrega de 2.745 moradias que já foram finalizadas em vários estados. Para serem atendidas no programa MCMV, as famílias deverão preencher requisitos sociais e de renda, além disso, não possuir nenhum imóvel em seu nome. Vale lembrar, que durante o governo Bolsonaro, o programa havia sido substituído pelo “Casa verde e amarela”.
Lula Anunciou o retorno da ‘Faixa 1’, um financiamento voltado para famílias com uma renda bruta de até R$2.640. antes, a renda limite era até R$1.800.
Lula anuncia o retorno do programa Minha Casa Minha Vida durante um evento na Bahia (Reprodução/Instagram)
A administração do governo federal planeja que 50% das unidades habitacionais financiadas e subsidiadas sejam destinados e entregues a esse público. De acordo com o governo federal, o subsídio oferecido as famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95% do valor total das moradias.
Segundo o planalto, haverá também uma ‘ ampliação da inclusão da locação social , possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão das famílias que estão em situação de rua no programa’.
Além disso, os novos empreendimentos do programa ” Estarão mais próximos a comércios, serviços e equipamentos públicos, e com maior infraestrutura no entorno “
. Segundo o ministro da casa cívil, Rui Costa, outras diretrizes serão incluídas no programa. “Vão entrar novas especificações de casas e apartamentos. O valor de unidade será maior para ter mais qualidade, mas também, abriremos possibilidades de parcerias com governadores e prefeitos para a construção das casas (em municípios) abaixo de 50 mil habitantes.
O ministro ainda enfatizou que, para as grandes cidades, o programa traz a novidade de recuperar e admitir prédios antigos que estão sem uso e abandonados disse que tais edifícios passarão por retrofit (Revitalização de construções antigas ) e serão requalificadas para servir de habitação para a população.
Ainda no evento de entrega das casas, Rui Costa adiantou que no início de março o governo irá apresentar o novo bolsa família. Além disso, será retomado, no mesmo período, o planejamento de obras relacionadas a educação “São quatro mil obras paralisadas no Brasil de escolas e de creches. Todas serão terminadas esse ano.” Afirmou.
Foto destaque: Lula durante evento no estado da Bahia. Reprodução/Instagram