A tão aguardada visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China finalmente irá acontecer nesta quinta-feira (13/04). O presidente já deve chegar na noite desta quarta-feira em Xangai, e já vem com uma agenda cheia. Nela incluem uma visita pela principal metrópole do país, seguido do tão aguardado evento onde Lula estará presente na cerimônia que dará posse à Dilma Rousseff como a nova presidente do Banco dos BRICS. A ex -presidente assumirá o cargo, substituindo o diplomata Marcos Troyjo, que foi nomeado pelo governo Bolsonaro.
Ainda na quinta, Lula tem agendado uma visita a um showroom da Huawei onde se produz tecnologias da empresa aplicadas voltadas para setores como educação e saúde. E reuniões em seu hotel com dirigentes da construtora CCCC e da montadora BYD. Duas empresas Chinesas que possuem uma previsão valiosa de investimento no Brasil, respectivamente no estado da Bahia onde a BYD deve vir ocupar o lugar da antiga fábrica Ford em Camaçari, enquanto que a CCCC partipará da construção da ponte Salvador-Itaparica.
O presidente também deve se encontrar com o chefe do Partido Comunista da China em Xangai, Chen Jining. E na sexta-feira, Lula vai para Pequim que promete ser o dia mais importante de sua visita no país, com um importante encontro marcado com Xi Jinping, presidente chinês, onde irão formalizar a assinatura de vinte acordos entre os dois países.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ex-presidente Dilma Rouseff durante a posse em Janeiro (Foto: Reprodução / O Globo)
Ainda na sexta, Lula terá uma reunião com Zhao Leji, o presidente da Assembleia Popular Nacional, no Grande Palácio do Povo. Em seguida, Lula prestará homenagens na na Praça da Paz Celestial durante uma cerimônia onde o presidente depositará flores. A agenda de Lula ainda incluem nesta Sexta um encontro com lideranças sindicais e uma reunião com Li Qian, Primeiro-Ministro da China.
O final da programação bem ocupada do presidente, será marcada por assinatura de acordos bilaterais durante uma cerimônia, antevendo o encontro fechado entre os dois chefes de Estado. Terminando com uma nova cerimônia com troca de presentes, registro de fotos e um jantar oficial.
Lula ainda terá uma visita à empresa Huawei, a gigante de tecnologia, o que deve influenciar no momento de rivalidade tecnológica existente entre Washington e Pequim, o que promete levar o governo Americano a prestar atenção próxima ao Brasil
O presidente havia cancelado a data anterior de sua visita devido a uma pneumonia leve, que levou a sua viagem atual também ser encurtada. Mas Lula ainda terá compromissos na volta ao Brasil onde o avião presidencial deve pousar em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos no sábado. Antes do cancelamento, o único encontro previsto era o de Lula com o xeque Mohammed bin Rashid, que deve agora se concretizar.
Foto Destaque: Lula, Janja e Dilma sendo recebidos em Xangai (Reprodução / O Globo)