Em uma nota emitida pelo Vaticano, os dois debateram sobre “a situação sociopolítica da região” e discutiram “a promoção da paz (…), a luta contra a pobreza e as desigualdades, o respeito às populações indígenas e a proteção do meio ambiente“.
“Estamos em tempos de guerra e a paz é muito frágil”, comentou Francisco a Lula, em um vídeo publicado no perfil do Twitter do presidente.
Papa Francisco e Lula. (Foto:Reprodução/Twitter)
Depois da reunião, Lula agradeceu ao pontífice pela recepção e disse que tiveram uma “boa conversa” sobre a paz mundial. Esse foi o primeiro encontro presencial do presidente com o Papa Francisco desde que assumiu o seu terceiro mandato à frente da Presidência da República.
“Agradeço o Papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo“, escreveu o presidente em uma rede social.
Assim como Lula, o papa Francisco vem buscando atuar para mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia, Lula afirmou que o principal ponto de discussão com o pontífice, principal líder da Igreja Católica no mundo, seria formas de encerrar a guerra entre os dois países.
Luiz Inácio ainda falou que gostaria de convidar o Papa para visitar o Brasil e acompanhar o Círio de Nazaré em Belém que acontece em outubro. O papa já esteve no Brasil há 10 anos, na edição de 2013 da Jornada Mundial da Juventude.
Foto Destaque: Lula e sua esposa Janja em encontro com Papa Francisco. Foto Reprodução/Twitter