Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) revelou que 51% dos brasileiros aprova o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Divulgado nesta terça-feira (28), o estudo aponta também que 36% desaprovam a atual gestão e 13% não souberam responder.
Contratado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Ipespe fez entrevistas com 2.000 pessoas em todo o território do país entre os dias 4 e 14 de fevereiro. A margem de erro do estudo é de 2.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%.
Cerca de 40% dos entrevistados, ao serem questionados sobre como avaliam o governo do petista, classificaram o mandato como “ótimo ou bom”; 27% como “regular”, e 28% como “ruim ou péssimo”. Outros 5% não souberam ou preferiram não responder.
Além disso, 49% dos participantes apostam que o governo de Lula será ótimo ou bom no decorrer de 2023, um aumento de quatro pontos em relação a dezembro (46%). Enquanto isso, um quarto deles acredita que a gestão será ruim ou péssima, uma queda de seis pontos. Os 21% restantes afirmam que o mandato será regular, cinco pontos acima.
Durante a pesquisa, o Instituto também perguntou sobre as áreas em que o Governo Federal deveria direcionar a atenção em 2023. Dentre as opções, foram ranqueadas respectivamente: “Saúde”, com 23%, “Emprego e Renda”, com 20%, “Educação”, com 18%, “Fome/Miséria”, com 11% e “Inflação e Custo de Vida”, com 10%.
Foto destaque: fotografia do atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usando a faixa presidencial, em Brasília (Reprodução/Folha)