Mais de 161 milhões de brasileiros acessaram a internet em 2022

Glenda Coraline Por Glenda Coraline
3 min de leitura

A utilização da internet atingiu 87,2% da população brasileira em 2022, evidenciando um acréscimo de 21,1 pontos percentuais em comparação a 2016, quando foi utilizada por 66,1% da população. Esses dados foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2022 (Pnad), cuja divulgação ocorreu nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desigualdade Digital

De acordo com a pesquisa, os dados de brasileiros com 10 anos ou mais que acessam a internet são um recorde com mais de 161 milhões de pessoas. Apesar desse avanço, é importante notar a persistência de um número significativo de excluídos digitais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

O aumento no uso da internet foi ainda mais notável entre as pessoas com 60 anos ou mais. Em 2022, a taxa de usuários nessa faixa etária atingiu 62,1%, superando os 57,5% registrados em 2021 e sendo aproximadamente 2,5 vezes maior que os 24,7% de 2016. Em outras palavras, a parcela de idosos com acesso à rede evoluiu de um quarto para dois terços da população.

Jovem em sua estação de trabalho com dois monitores na internet. (Foto: Reprodução/Pixabay).


Conectividade em alta

O dispositivo mais utilizado para acessar a internet é, de longe, o celular. Nesse ínterim, a taxa de pessoas que utilizam o computador para acessar a internet diminuiu de 63% para 35,5% ao longo de seis anos.

A proporção de domicílios que fazem uso da internet aumentou de 90% em 2021 para 91,5% em 2022. Dentro desse contingente de 68,9 milhões de residências com acesso à rede no ano passado, 14,3% possuíam algum dispositivo inteligente conectado à internet, tais como câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado e geladeiras.

A sala nas residências das famílias brasileiras está se tornando cada vez mais conectada. A televisão com acesso à internet proporcionou um leque de possibilidades, como a interação entre todas as telas e o streaming, que pela primeira vez foi incluído na pesquisa do IBGE. Agora, filmes, séries e TV ao vivo podem ser acessados no celular, seja dentro do ônibus, no metrô ou em casa, através de aplicativos que o usuário pode baixar diretamente na própria TV. Os serviços de streaming já estão presentes em mais de 43% dos lares com aparelhos de TV no Brasil, superando o acesso à internet por meio de computadores.

 

Foto destaque: Smartphone com redes sociais. (Reprodução/Pixabay).

Deixe um comentário

Deixe um comentário