María Machado se prepara para enfrentar Nicolás Maduro em 2024

Pedro Ramos Por Pedro Ramos
3 min de leitura

María Corina Machado, a líder do partido Vamos Venezuela (VV), conquistou uma vitória significativa nas eleições primárias da oposição venezuelana. Ela agora está determinada a enfrentar o atual presidente, Nicolás Maduro, nas eleições presidenciais de 2024. Machado obteve impressionantes 92,35% dos votos nas primárias, com 92,65% dos votos apurados, de acordo com a Comissão Primária Nacional.

Uma luta além da política convencional

Durante uma entrevista ao programa “Conclusiones” da CNN em Espanhol, María Corina Machado destacou a profundidade do desafio que enfrenta. Para ela, as eleições primárias não são apenas uma eleição convencional; são uma luta existencial e até espiritual para os venezuelanos, dado o longo histórico de crise no 

Machado enfatizou que essa é uma batalha compartilhada por milhares de venezuelanos, tanto dentro quanto fora do país. Ela destacou a importância da união que se formou durante as primárias, descrevendo-a como um “feito histórico”. Esta vitória representa um momento significativo na história cidadã e democrática da Venezuela.

A vitória de María Corina Machado nas primárias marca a primeira vez em mais de uma década que a coalizão da oposição escolheu um único candidato através de uma votação primária. Além disso, ela superou os pré-candidatos dos partidos Acción Democrática, Primero Justicia, Voluntad Popular e Un Nuevo Tiempo, que tinham sido proeminentes nas eleições anteriores.

Desafios e controvérsias após as primárias


Machado tem como promessa reestruturar a Venezuela. (Foto: reprodução/PBS/Leonardo Viloria/Reuters)


A vitória de Machado nas primárias não foi livre de controvérsias. O procurador-geral Tarek William Saab anunciou uma investigação criminal contra o presidente e o vice-presidente da Comissão Primária Nacional, alegando usurpação de identidade e funções eleitorais, bem como associação para a prática de crime. María Corina Machado defendeu que essa ação do Ministério Público não deveria ser vista como um ataque direto aos membros da comissão, mas sim como uma afronta aos milhões de venezuelanos que conduziram o processo de forma impecável.

Após sua vitória nas primárias, María Corina Machado reiterou seu compromisso em iniciar a reconstrução da Venezuela, um país que sofreu décadas de crise econômica e política. Ela está determinada a liderar uma possível transformação no país latino-americano e enfrentará desafios significativos à medida que se dirige para as eleições presidenciais de 2024, onde tentará derrotar Nicolás Maduro.

 

Foto destaque: María Corina vence eleições primárias na Venezuela. (Reprodução/Correio Brasiliense/Federico Parra/AFP)

Deixe um comentário

Deixe um comentário