O ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence que atuou ao lado do também ex-presidente Donald Trump e que depois se tornou opositor dele, após o ataque ocorrido em 2021 ao Capitólio, fez um desafio formal ao seu ex-chefe pela indicação presidencial republicana. O desafio aconteceu nesta quarta-feira. Em um vídeo de campanha, Pence diz: “Sempre estarei orgulhoso do progresso que fizemos juntos para uma América mais forte e próspera”. O vídeo é uma crítica ao atual presidente Joe Biden. Mas analistas também entendem que se trata de uma indireta a Trump.
Donald Trump, ex-presidente dos EUA e principal oponente de Pence na campanha de 2024. (Foto Reprodução:Pixabay)
Mike Pence, segundo pesquisas recentes, aparece apenas com 5%, bem atrás de Trump, que tem 44 pontos, com base em uma pesquisa de opinião realizada pela Reuters/Ipsos de maio. Ele completa 64 anos nesta quarta-feira. Além de enfrentar Trump, também concorrerá à Presidência dos Estados Unidos com mais dez outros nomes em campo republicano. Um evento de lançamento de campanha será realizado ainda nesta quarta-feira por Pence, próximo de Des Moines, capital de Iowa. Sua candidatura já foi declarada junto à Comissão Eleitoral Federal, ainda na segunda-feira (5). Na campanha pretende se concentrar em Iowa, considerado o primeiro estado a votar na disputa de indicação no ano que vem. Iowa tem um número expressivo de eleitores evangélicos entre seu eleitorado republicado. Pence objetiva realizar uma boa campanha inicial em Iowa, haja vista que é no Estado de eleitores evangélicos, que ele espera ter um impulso necessário para entrar de cabeça na disputa à presidente dos EUA.
O favoritismo de Donald Trump e de Ron DeSantis tem levado outros candidatos a apostar num eleitorado conservador, que se cansou de divisões. Os outros candidatos republicanos são, além de Trump, o governador da Flórida RonDeSantis, o senador americano Tim Scott e a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley. No entanto, há previsão de que outros nomes devem surgir nesse terreno republicano e deve passar de 20. O alto número de candidatos, preocupa oponentes de Trump, que passam a temer por divisão de votos, facilitando o espaço à Trump, que pode sair vitorioso na campanha.
Quem é Mike Pence?
Pence é um cristão conservador. O ex-vice-presidente dos Estados Unidos é um dos políticos do Partido Republicano. E é um dos mais próximos do movimento antiaborto e do influente eleitorado evangélico do país. Pence é também ex-governador de Indiana e foi aliado como vice de Trump entre 2017 e 2021. Rompeu com Trump quando se recusou a apoiar o ex-presidente na tentativa de anulação dos resultados da eleição de 2020, que foi vencida por Joe Biden, atual presidente, do Partido Democrata. Ele tem se distanciado sempre mais de Trump, pois segundo ele, Trump incentivou os manifestantes a atacarem o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, colocando tanto a vida dele como de sua família em perigo.
Foto Destaque: Ex-presidente e pré-candidato a presidente dos EUA, Mike Pence. Foto Reprodução/
.