Ministro Haddad devolverá onça de ouro ao governo da Arábia Saudita

Welyson Lima Por Welyson Lima
3 min de leitura

O Ministro da Fazenda Fernando Haddad fará a devolução da onça de ouro que recebeu na manhã desta segunda-feira (31) à Embaixada do Reino da Arábia Saudita, por orientação da Receita Federal, por meio do secretário Robinson Barreirinhas.

Entenda o caso

Fernando Haddad recebeu a peça valiosa das mãos de Khalid Al Falih, Ministro de Investimento, em uma visita da comitiva saudita ao Brasil, sendo acompanhado por mais de 70 representantes das principais empresas públicas e privadas do país.


Onça de ouro recebida pelo ministro Haddad da Embaixada da Arábia Saudita. (Reprodução/G1)

Segundo o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, o protocolo de oferta de presentes a autoridades públicas pressupõe aviso prévio ao cerimonial do órgão agraciado. Assim sendo, Barreirinhas orientou o ministro Haddad a realizar a devolução da peça. O Ministério da Fazenda emitiu uma nota, em que um trecho diz que “O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita, à embaixada do país em Brasília, o que será prontamente atendido”, diz o ministério da Fazenda.

A pasta aproveitou também para agradecer ao governo saudita, porém avisando ser necessário cumprir exigências que as leis brasileiras determinam nesse caso. “O ministro Fernando Haddad agradece a visita de Khalid Al Falih, Ministro de Investimentos da Arábia Saudita, em São Paulo, quando teve a oportunidade de explicar pontos do Plano de Transição Ecológica do governo brasileiro e ouvir sobre o interesse a respeito das oportunidades de investimentos que o pacote atrair”, esclarece o Ministério da Fazenda em nota.

Ex-presidente Bolsonaro e o caso das joias

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) está sendo investigado por ter recebido joias e outros objetos de valor da Arábia Saudita, por não ter respeitado as exigências legais em relação ao caso. Segundo apurações, o ex-presidente tentou retirar presentes antes de sair do país rumo aos Estados Unidos, a fim de evitar passar a faixa ao presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT). Os objetos recebidos por Bolsonaro tinham valor estimado de R$5 milhões, segundo apurou a Receita Federal.

Foto Destaque: Ministro da Fazenda Fernando Haddad. (Reprodução/Pixabay)

Deixe um comentário

Deixe um comentário