Nove estados brasileiros decretam emergência por gripe aviária

Welyson Lima Por Welyson Lima
4 min de leitura

Nesta terça-feira (15), foi anunciada pelo estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a declaração de emergência zoosanitária, de caráter preventivo. O decreto paulista passa a ter validade de 180 dias.

A medida tem o objetivo de reduzir a burocracia no que se refere às ações de prevenção e controle da doença, uma vez que a influenza aviária, conhecida como gripe aviária, é uma doença viral contagiosa que afeta aves silvestres e domésticas, principalmente. Com esse anúncio feito pelo governo paulista, o Brasil tem agora nove estados em situação de emergência em razão da gripe aviária.


Gripe aviária. (Reprodução/Freepik)


Decreto de emergência zoosanitária

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) declarou por 180 dias, estado de emergência devido a gripe aviária (H5N1). A medida, que foi publicada no Diário Oficial do estado, já está em vigor. O decreto paulista se dá “em razão da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres do Brasil”, afirma um trecho da declaração.

O estado de São Paulo possui 13 casos registrados em 8 municípios. Todos os casos estão relacionados a aves silvestres. Há por parte da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) ligada à SAA, um comunicado reforçando que o consumo de aves e ovos não transmite a gripe. Porém, a declaração recomenda que seja acionada a Defesa Agropecuária, em caso de suspeita da doença ou identificação de aves mortas.

O governo paulista faz um alerta e adverte que aves doentes ou mortas não deverão ser manipuladas sem o devido equipamento se proteção individual, os chamados EPI’s. O estado segue a recomendação dada pelo Ministério da Agricultura que no mês de maio deste ano, já tinha declarado emergência nacional e solicitou que cada estado seguisse a orientação.

Casos de gripe aviária no Brasil

A grive aviária tem preocupado as autoridades. A emergência já foi declarada também em outros estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantis, Bahia, Sergipe e Paraná. Foram confirmados até agora, 79 casos da gripe aviária no Brasil. Desse total, 13 foram em São Paulo. Os casos de gripe aviária têm se concentrado principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é líder mundial em exportações de carne de frango, o que corresponde a 35% do mercado internacional. A pasta afirma que “um dos únicos países que ainda se mantém com status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves comerciais”.

Houve prorrogação, por tempo indeterminado, a vigência da Portaria Mapa, de 29 de março, que suspende realização de eventos, como exposições, torneios, feiras e outros que implique em aglomerações de aves e criação de aves ao ar livre no Brasil. A medida tem como objetivo evitar a proliferação da doença, principalmente em produção de aves de subsistência e comercial, assim como tem o objetivo de preservar a saúde humana, conforme disse a pasta.

Foto Destaque: Gripe aviária. Reprodução/Freepik.

Deixe um comentário

Deixe um comentário