No último sábado (22), durante um voo de São Paulo para Porto Alegre, uma “luz estranha” no céu chamou a atenção dos pilotos da aeronave comercial da Azul. O fato curioso foi registrado em um diálogo entre os profissionais do Aeroporto Internacional Salgado Filho, do Rio Grande do Sul, e a tripulação do avião que avistou a luz.
Conforme a conversa interna, os pilotos alegam ter avistado uma luminosidade semelhante a de um farol de avião. Apesar do relato, o controle do tráfego aéreo responsável no momento afirmou, de acordo com os radares, não haver nenhuma outra aeronave na região. Em termos técnicos, esse tipo de observação é considerada como “objetos voadores não identificados”, popularmente conhecidos como “ÓVNIs”.
Avião no Aeroporto Internacional Salgado Filho (Foto: Reprodução/Instagram)
Em nota divulgada para o jornal CNN, a empresa de viagens comerciais, Azul, disse que, seguindo os protocolos de segurança para qualquer eventualidade durante o trajeto, os tripulantes comunicaram imediatamente ao controle de tráfego aéreo. Ainda no documento, a companhia relatou que o incidente já foi comunicado às autoridades responsáveis.
Na internet, em um canal não oficial do aeroporto no YouTube, o áudio foi publicado. O canal, em que o vídeo foi postado, realiza a captação do aeroporto de Porto Alegre por meio de uma câmera instalada em um prédio a cerca de 2,8 km do campo de aviação.
Escutando o áudio da plataforma, é possível identificar que os profissionais do controle de tráfego pedem para a tripulação informar o momento em que as luzes sumirem. Mas, segundo os pilotos da aeronave, a luz aparece e desaparece novamente, não mantendo um padrão de circuito de tráfego e, sim, um movimento considerado “aleatório”.
Conforme o resto do diálogo, a luz se mantém ao lado da aeronave por um determinado tempo e depois se afasta em direção à Lagoa da Conceição em Florianópolis.
Foto Destaque: Imagem do momento em que foi relatado a “luz estranha”. Reprodução/YouTube