Polícia Federal investiga vazamento de prova do ENEM

Malu Corecha Por Malu Corecha
3 min de leitura

O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal (PF) para investigar o vazamento do caderno de questões do 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova começou a circular na internet às 17h desse domingo (12), uma hora antes do horário para poder sair do local de prova com o caderno de questões. 
A informação foi dada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, durante o balanço sobre o segundo e último dia de provas do ENEM. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Manuel Palácios, também participava do balanço.


Questão repetida do ENEM 2023

Questão anulada do ENEM 2023 por ser repetida do ENEM 2010 (Foto: reprodução/Brasil Escola)


Anulação e Vazamento

O Ministro Camilo informou ao público que a prova foi vazada às 17 horas, mas que a PF foi acionada por não haver confirmação de vazamento antes do início da prova, mas que não há prejuízo aos alunos. Além disso, houve uma questão da prova de matemática anulada por ser repetida de uma edição anterior. A questão, que abordava gráficos de contaminação por gripe e A-H1N1, já tinha aparecido na reaplicação do ENEM de 2010. A anulação implica em uma questão a menos na prova de matemática, que só terá 44 questões para serem avaliadas.

Críticas

Após severas críticas feitas por parlamentares em relação às questões do primeiro dia, Santana afirmou que não há necessidade de interferência governamental em relação às questões sobre agronegócio, uma vez que tais políticos afirmam que ele foi retratado de maneira pejorativa e disse que está disponível para prestar esclarecimentos no Senado, se for o caso.
A banca de professores que elaborou a prova do ENEM de 2024 foi montada em 2020, por meio de edital público para professores independentes. Não houve interferência da gestão pública atual.


Atrasado do ENEM tenta pular portão da UERJ

Atrasado do ENEM tenta pular portão da UERJ no Rio de Janeiro (Foto: reproodução/Agência Brasil)


Abstenção

A taxa de abstenção desse ano se manteve no mesmo nível que em 2022. Enquanto no primeiro dia de provas do ano passado a taxa de abstenção foi de 28,3% dos inscritos, agora em 2023 esse número caiu para 28,1%. Em relação ao segundo dia, 32% faltaram ao segundo dia de provas, contra 32,1% em 2022. O número de eliminados em 2023 chegou a 6.510, sendo 5.293 no dia 05 e 2.217 ontem.
A data de divulgação do gabarito oficial foi antecipada do dia 24 para terça-feira, dia 14, no início da noite.

Foto destaque: Ministro da Educação, Camilo Santana, divulgando balanço do ENEM 2023. Foto: reprodução/Lara Alves/Itatiaia

Deixe um comentário

Deixe um comentário