Presidente Lula lamenta falecimento de Rita Lee

Joana Tchian Por Joana Tchian
3 min de leitura

Nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte da cantora Rita Lee. Em uma nota publicada no Twitter, Lula afirma que ela “jamais será esquecida”.

A cantora, considerada uma das maiores compositoras do país, faleceu, na noite de segunda-feira (8), devido a uma doença que já vinha enfrentando. Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e, desde então, vinha realizando tratamentos contra a doença.

A morte foi divulgada através de um pronunciamento publicado pela família da cantora nas suas redes sociais: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

Rita Lee viveu seus últimos anos em um sítio, no interior de São Paulo, com a família. A artista deixa Roberto, João e Antônio, seus três filhos.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multiinstrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória. <br><br>Rita ajudou a transformar a…</p>&mdash; Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1655952875871416327?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 9, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Em uma nota publicada no Twitter, Lula lamenta a morte de Rita Lee. Reprodução: Twitter


Além de Lula, outras autoridades políticas também lamentaram a morte da cantora. Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, agradeceu à cantora e ao legado deixado por ela. “Rita, obrigado. Que legado lindo deixa para todos os brasileiros e para a música mundial. Trilha sonora de tantos momentos das nossas vidas”.

Após a divulgação da morte da artista, homenagens a ela foram prestadas no Congresso Nacional. Margareth Menezes, ministra da Cultura, participava de uma audiência na Comissão de Educação do Senado quando recebeu a notícia.

Emocionada, a ministra declara: “A Rita Lee, não é nem uma questão direta de amizade, apesar do reconhecimento, eu estive em alguns poucos momentos com ela. Mas é pelo que ela simboliza para o Brasil, para a música popular brasileira, como uma mulher revolucionária”.

Uma outra audiência que ocorria no momento, na Comissão de Segurança Pública do Senado, contava com a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino, e foi interrompida. Os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem e respeito à cantora.

Foto destaque: Reprodução

Deixe um comentário

Deixe um comentário