Em meio à uma crise, a Lojas Americanas continua segura para a realização de compras, segundo o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid.
A Americanas divulgou que está com um rombo de R$20 bilhões, o que levou a empresa à recuperação judicial urgente. Mas em meio a tudo isso, Farid, afirma que o Procon enviou uma notificação à empresa onde pede esclarecimentos de como essa situação pode afetar a vida do consumidor no dia a dia, e em resposta, a Americanas disse que “a rotina do consumidor não será afetada”, o que significa que há uma manifestação oficial da empresa ao órgão de proteção e defesa do consumidor.
Notificação do Procon-SP a Americanas. (Foto: Reprodução/Procon-SP)
Além disso, o órgão também fez uma análise das reclamações registradas pela empresa desde 2021 até agora. “Em 2023, comparando os trimestres equivalentes de cada ano com os trimestres do ano posterior, não encontramos discrepâncias de percentual de reclamação nem de motivos de reclamação. Então a empresa manteve a quantidade de reclamação pelos mesmos motivos”, disse Farid.
Ainda segundo o chefe de gabinete do Procon de São Paulo, já foi definida a suspensão de dívidas da Americanas, e agora, apresentou recuperação judicial, e explica que esse processo tem o objetivo uma renegociação dos créditos, o que afeta os fornecedores e não os consumidores.
As reclamações da empresa serão analisadas mais de perto pelo Procon, para ver se haverá um aumento ou não. “Todas as redes sociais da empresa serão monitoradas a ponto da gente identificar um acréscimo de reclamações ou não, e que também. Acompanharemos de lupa nos próximos dias para verificar alguma anormalidade”.
E os clientes são uma “peça-chave” para ajudar nesta análise. “A gente precisa que o cliente ajude tanto a imprensa quanto o Procon a fiscalizar a empresa. E ele ajuda reclamando nas redes sociais e registrando reclamação no Procon. Qualquer curva crescente vai chamar nossa atenção e será objeto de nova notificação e um novo esclarecimento à população, seja via imprensa, ou seja, via uma nota oficial do Procon”.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor afirmou que podem ser feitas compras nas Lojas Americanas sem preocupação, e continua dizendo que a empresa tem a obrigação de entregar os produtos, cumprir os prazos, devolver os valores de eventuais cancelamentos no prazo legal, manter um bom relacionamento com o consumidor e cumprir todas as obrigações impostas pela Lei.
Foto destaque. Lojas Americanas. Reprodução/Money Times.