O município voltou ao estado de mobilização após chuva violenta na cidade, que causou diversos alagamentos e bolsões d’água. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, o Alerta Rio detectou núcleos isolados de chuva na capital e a previsão para as próximas horas é de céu nublado a encoberto, com chuvas fracas a moderadas.
O estágio atual de mobilização está localizado como segundo nível em uma escala de cinco e significa que os riscos de ocorrências de alto impacto na cidade são maiores.
Quatro casas desabaram, na madrugada deste sábado (30); segundo a Secretaria de Ordem Pública, duas casas foram totalmente destruídas pelo deslizamento, já as outras duas foram parcialmente danificadas.
12 famílias foram atendidas pela prefeitura, felizmente não houve vítimas e não teve necessidade de acionar os bombeiros.
Rua do Rio de Janeiro em estado de alagamento. Foto/ Twitter.
a Defesa Civil acionou 38 sirenes em 24 comunidades. Confira a lista:
Alemão;
Adeus;
Barão;
Cachoeirinha;
Cachoeirinha Grande;
Cotia, Dona Francisca;
Engenho da Rainha;
Espírito Santo, Piancó;
Pretos Forros;
Rua Quirim, Travessa Antonina;
Vila José de Anchieta;
Nossa Senhora da Guia;
Santa Terezinha;
Ignácio Dias;
Joaquim de Queiroz;
Morro da Fé;
Nova Brasília;
Palmeiras;
Parque Alvorada;
Rua Frey Gaspar;
Morro do Céu.
Eduardo Paes, o prefeito da cidade, acompanhou o Centro de Operações desde sábado, as chuvas que afetaram e seguem afetando as Zonas Norte e Oeste. Foi pedido à população para que não saiam de suas casas.
“A chuva pode acontecer em qualquer lugar do território da cidade, por favor evitem se deslocar. Fiquem onde estão e se protejam. Muito importante que as pessoas se cuidem e fiquem atentas ao Centro de Operações, às informações que a imprensa passa, para que a gente não tenha maiores problemas depois”, disse o prefeito ao RJTV1.
Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, militares atuaram em mais de 215 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o estado. Até o momento foram 46 salvamentos; 81 cortes de árvores; 28 deslizamentos, e 64 alagamentos.
Na capital fluminense, os bombeiros foram acionados para 11 salvamentos; 13 cortes de árvores; 11 deslizamentos, e 36 alagamentos.
Foto em destaque: Rio de Janeiro com nuvens carregadas. Reprodução/ Panrotas.