A Rússia fez um teste de lançamento de mísseis tento como alvo o mar do Japão. Os modelo adotado dos mísseis no teste foi o chamado Moskit. O teste aconteceu dois dias após a Rússia anunciar que iria posicionar armas nucleares em Belarus. Os exercícios das forças militares Russas ocorreram uma semana depois que o primeiro ministro do Japão, Fumio Kishida, visitou a Ucrânia. O ministro do Japão visitou Kiev para uma reunião com o presidente da Ucrânia Volodimir Zelensky.
Duas embarcações realizaram um ataque simulado contra um falso navio de guerra inimigo à uma distância de cerca de 100 quilômetros de distância da costa do Japão. Os mísseis de cruzeiro Moskit têm capacidade para transportar tanto ogivas convencionais quanto nucleares. Moscou destacou que a aviação naval supervisionou a segurança dos exercícios de combate.
O míssil russo Moskit utilizado no teste tem o poder de voar a uma velocidade 3 vezes mais rápida do que a do som e pode atingir um alvo a até 250 quilômetros de distância de seu lançamento.
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo nesta terça feira, dia 28 de março de 2023 mostrando detalhes do exercício militar realizado no mar do Japão.
Exercício militar Russo com mísseis moskit.
O ministro das relações exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, reclamou do aumento da multiplicação das atividades do exército russo nas áreas próximas do Japão. Segundo ele, o Japão vai continuar vigiando de perto os movimentos do exército russo.
A Rússia declarou que dois aviões bombardeiros estratégicos Tu-95 fizeram voos no espaço aéreo sobre águas neutras no Mar do Japão na semana passada. O Japão havia se unido com os aliados ocidentais nas sanções contra a Rússia por causa dos ataques no país russo à Ucrânia. A costa russa no oceano Pacífico é separada do Japão pelo estreito Mar do Japão.
Foto principal: Míssil Moskit. Reprodução: Wikipedia.