Se depender de Lula, Dilma será presidente do Banco do Brics

Luísa Giraldo Por Luísa Giraldo
3 min de leitura

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atestou, nesta quinta-feira (16), que, dependendo dele, a ex-presidente Dilma Rousseff vai presidir o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O petista fez o comentário no meio de uma entrevista à CNN, 

Se depender de mim, ela vai ser [presidente do banco do Brics]. A Dilma é uma figura extraordinária. Se eu não tivesse sido presidente e, sim, ministro político da Dilma, não teria acontecido o que aconteceu. Acho que faltou um pouco de conversa, de paciência, mas ela é uma mulher extraordinária, digna de muito respeito, e o PT adora ela”, explicou.

Segundo Lula, Dilma é “muito competente tecnicamente”, e tê-la como presidente do Banco seria “uma coisa maravilhosa para o Brics e para o Brasil”.


 Fotografia de Dilma com parceiros do Brics em 2014 (Reprodução/Diálogo Chino)


Presidência do NBD

A ex-presidente já havia sido indicada por Lula para a direção de uma das instituições do Brics: o NBD. Com sede em Xangai, na China, a instituição visa o financiamento de obras para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países da Rússia, Índia, China e África do Sul, além do Brasil.

Lula deve levar Dilma a Pequim, em uma viagem programada para o final do próximo mês. Como estratégia, o petista faria uso da presença dela como um elemento de pressão extra pela mudança de comando do apelidado “Banco dos Brics”. O atual presidente do Banco é o empresário brasileiro Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para liderar a instituição até 2025.

Segundo o Estadão, a indicação de Dilma como líder do Novo Banco de Desenvolvimento já conta com a aprovação de todos os integrantes do Brics. E Troyjo já estaria no Brasil.

Além disso, Dilma estaria tratando do assunto com aliados próximos, principalmente especialistas na China, e consumindo conteúdos sobre a história e o desenvolvimento econômico do país, de acordo com relatos feitos à CNN.

Foto destaque: Fotografia de Luiz Inácio Lula da Silva dando um beijo na testa de Dilma Rousseff. Reprodução/Poder 360

Deixe um comentário

Deixe um comentário