Durante as obras de restauração do Manzana de Las Luces, um prédio de 400 anos em Buenos Aires, Argentina, foram encontradas obras sanitárias que datam do século XVIII e XIX. Tratam-se de estruturas subterrâneas de esgoto em perfeita condição: uma cisterna com tubo de chumbo para ventilação, uma fossa e uma abóbada de 15 metros de profundidade funcionavam ali.
O achado aconteceu após as obras de revitalização levantarem o piso de um dos pátios internos para a troca e instalação de uma grade de escoamento pluvial. Os pesquisadores também encontraram fragmentos de pratos e vasilhames de produção local e europeia. Era costume do século jogar louças quebradas nas fossas.
O pátio será aberto para visitação do público em um mês, após os pesquisadores concluírem as classificações dos objetos encontrados.
Achados históricos na Manzana de Las Luces (Foto: reprodução/O Globo)
O Complexo Manzana de Las Luces foi estabelecido como Museu Nacional em 2013, e o projeto de valorização começou em 2020, mas foi paralisado pela pandemia. Em janeiro de 2022, a recuperação da fachada foi concluída após especialistas rasparem camadas de tinta até encontrarem o branco original. O prédio já abrigou as primeiras sedes de instituições, como a Biblioteca Nacional e a Academia de Medicina.
A primeira fase da obra consistiu em impermeabilizar os tetos, após a decisão de remover dois pisos em 1970 sem a cobertura externa adequada causou infiltrações. Agora, para a segunda fase, especialistas estão focando em recuperar as abóbadas originais do primeiro piso. A previsão é que as obras continuem por mais um ano. O Ministério da Cultura recebeu mais de US$ 3 milhões de dólares (R$ 14,3 milhões).
Entre os principais espaços já recuperados, estão a antiga Procuradoria Geral da República e a Casa Redituantes, que funcionou como o Congresso Nacional durante 1822 e os anos finais do século XIX. A Sala dos Deputados, que foi palco de diversos acontecimentos históricos, como o assassinato do governador Manuel Vicente Maza em 1839, fica localizada na Casa Redituantes.
Foto destaque: Manzana de Las Luces, Argentina. Reprodução/Perfil