Termina nesta sexta-feira (15) o prazo para estudantes que querem pedir a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. O procedimento deve ser feito na página do participante até 23h59 desta sexta-feira. Pelas regras, os estudantes que poderão ter direito a gratuidade da taxa do Enem são:
- Concluintes do ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada de ensino;
- Ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1820,00)
- Ou participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda.
Exame Nacional do Ensino Médio em 2022 será realizado em novembro (Foto:Reprodução/G1)
Justificativas
Também termina hoje o prazo de justificativa de ausência do Enem, para que estudantes que solicitaram gratuidade no exame em 2021, mas não compareceram e querem solicitar o benefício novamente este ano. O participante deve informar o CPF e data de nascimento. As justificativas válidas para os participantes que não compareceram em 2021 são:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e justificativa de ausência será divulgada no dia 22 de abril, na página do participante. Os que tiverem a solicitação negada poderão pedir recurso no período de 25 a 29 de abril e o resultado será divulgado no dia 6 de maio.
As provas do Enem em 2022 serão realizadas em 13 e 29 de novembro. As regras do exame sairão em breve divulgadas em edital, junto com as demais datas para a inscrição.
As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades privadas e públicas. Com os resultados, os participantes da prova vão poder ingressar em programas federais como Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para todos (ProUni) e o Fundo de Investimento Estudantil (Fies).
Foto Destaque: Reprodução/Extra