Desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa i-Space, que desenvolve tecnologias de exploração espacial, o modelo de foguete nomeado SQX-2Y concluiu com êxito o teste realizado nesta sexta-feira (03), no Centro de Lançamento de Satélites, localizado no Noroeste da China.
Foguete reutilizável
A aeronave espacial SQX-2Y é reutilizável e foi projetado para averiguar a tecnologia de transporte em protótipos reutilizáveis, visando o setor comercial, para que possam ser utilizados em mais de uma ocasião, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua News. O modelo testado possui cerca de 17 metros de altura e um motor de metano de oxigênio líquido.
Segundo o relatório emitido pela empresa i-Space após o teste realizado pelo foguete, a experimentação resultou em assistência no desenvolvimento de aeronaves que podem ser reutilizadas contendo o mesmo tipo de motor que o modelo SQX-2Y, e que são de grande porte. “Através desta missão de teste, os dados das principais tecnologias foram obtidos e a missão forneceu suporte técnico para o desenvolvimento de foguetes reutilizáveis de oxigênio líquido e metano de médio e grande porte”.
Modelo de aeronave reutilizável “SQX-2Y” decolando para teste. ( Foto: Reprodução/OGLOBO)
Sucesso no teste
A experimentação iniciada às 3h da manhã (horário de Brasília), em Jiuquan, na região da Magnólia Interior durou cerca de 5 segundos.
Em uma conclusão emitida pela Xinhhua News, a agência publica de notícias compartilhou o êxito do teste do protótipo que iniciou decolagem e pousou em uma provação vertical, “o foguete comercial reutilizável chinês SQX-2Y concluiu com sucesso um teste de voo de decolagem e pouso vertical, de acordo com sua desenvolvedora i-Space, com sede em Beijing’’.
Após o temp0 em que permaneceu no espaço a uma altura de 178,42 metros, a aeronave espacial reutilizável pousou em solo terrestre a uma velocidade 0,025 metros por segundo. A precisão de pouso foi de cerca de 1,68 metro.
Em maio uma aeronave espacial reutilizável retornou à China após 276 dias na órbita terrestre.
Foto destaque: Foguete reutilizável conclui teste com sucesso na China. Reprodução/OEstadoOnline