WhatsApp para de funcionar em celulares Androids antigos a partir desta terça-feira (24). A mudança ocorrerá apenas para aparelho Android cujo sistema seja 4.1 (Jelly Bean). O serviço de mensagem instantânea utiliza atualmente a versão Android 5.0 (Lollipop). Na linha de smartphones iPhone (iOS), permanece normal, e o app mantém suporte para o sistema operacional 12 ou superior
Esclarecendo a desativação
A decisão em suspender o serviço com a desativação para os sistemas de Android e iOS (iPhone) mais obsoletos, ocorre depois de verificações: o WhatsApp analisa os softwares mais antigos e com menor número de usuários.
O problema com o fim da atividade é que esses aparelhos não recebem mais atualizações de segurança, fazendo com que o aplicativo apresente falhas com frequência.
A justificativa da empresa é que essas interrupções são normais no setor tecnológico: “Esses celulares podem não ter as atualizações de segurança mais recentes ou podem não ter a funcionalidade necessária para executar o WhatsApp“, pontua.
Interface do Android Jelly Bean (Foto: Reprodução/Site/Tecmundo).
Prováveis modelos atingidos
Embora a empresa responsável pelo WhatsApp, a Meta nem o Google tenham listado os aparelhos que deixam de usar o aplicativo, existe a possibilidade de que os aparelhos fora de linha, estejam entre os modelos Google Nexus, LG Optimus G Pro, LG F60 Galaxy S4, Galaxy Note 3, Sony Xperia Z, Samsung Galaxy Young 2, Samsung Galaxy Pocket 2, Motorola D3 e HTC One.
Confira o seu modelo
Enquanto não sai a lista oficial dos aparelhos que ficarão sem atualização do Whatsapp, o usuário poderá verificar em modelos específicos se continuam com o aplicativo de troca de mensagem.
Nos modelos da Samsung:
-
Entre em Configuraçõe;
-
Clique em Sobre o telefone;
-
Feito isso, toque em Informações do software;
-
Selecione Versão Android — nesse local as informações referentes ao aparelho estarão disponíveis.
Para modelos Motorola:
-
Entre em Configurações;
-
Clique em Sistema;
-
Em seguida, vá na opção “sobre o dispositivo”;
-
Selecione Versão do Android.
Foto Destaque: Aplicativo Whatsapp. Reprodução/Antonio Salaverry/Shutterstock