Nesta terça-feira (13), a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou que registros de voz e dados da aeronave da Voepass foram recuperados com sucesso pela análise das caixas-pretas. Isso será fundamental para as investigações.
As caixas-pretas de uma aeronave gravam conversas e sons dentro da cabine: eventuais alarmes sonoros, conversas entre pilotos e com a torre de controle. Desde o último sábado, o material está sendo analisado em Brasília, pelo Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
São duas caixas-pretas em uma aeronave
As caixas-pretas são de dois tipos: uma grava as conversas dentro da cabine da aeronave, é chamada de CVR (Cockpit Voice Recorder), a outra é um FDR (Flight Data Recorder). Essa registra as informações e parâmetros do avião ao longo do trajeto dentre outros dados técnicos, como altitude, velocidade, posição das manetes e botões acionados são gravados.
O Brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, explicou que a perícia do CVR está fazendo um levantamento detalhado das conversas e sons da cabine, com o objetivo de identificar algum alarme sonoro que poderia ter soado momentos antes do acidente. Talvez, demande um software de análise do som.
A investigação conta com recursos de última geração
Os profissionais que estão trabalhando com o FDR buscam converter as informações eletrônicas em unidades de engenharia. “O trabalho de validação é realizado por meio de recursos tecnológicos físicos e lógicos de última geração, associados à documentação referente às atualizações de serviços, de componentes e de sensores presentes na aeronave envolvida no acidente”, reiterou Moreno.
O Brasil precisa convidar integrantes de órgãos de países estrangeiros relacionados à aeronave para a comissão de investigação. Isso porque ele é signatário de Chicago sobre a aviação civil. A comissão é formada por brasileiros, franceses e canadenses. A França é o país de fabricação da aeronave e o Canadá fabricou os motores.