Bateria de lítio pega fogo e avião da Air China desvia para Xangai
Bateria de lítio entra em combustão na bagagem de mão e obriga desvio do voo CA139, de Hangzhou para Incheon; aeronave faz pouso de emergência em Xangai
Uma bateria de lítio pegou fogo na bagagem de mão de um passageiro durante o voo CA139, da Air China, realizado neste sábado, que partia de Hangzhou (China) com destino a Incheon, na Coreia do Sul. A mala estava no compartimento superior quando o incêndio começou, e a tripulação interveio prontamente. Ainda não está claro se a bateria fazia parte de um dispositivo eletrônico ou se era uma unidade reserva.
Fogo no bagageiro e pouso de emergência
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o bagageiro superior em chamas, com fumaça tomando a cabine e deixando os passageiros apreensivos. A aeronave desviou e realizou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai. Não houve feridos, informou a companhia.
Fire breaks out in the overhead luggage bin on board Air China flight CA139 while flying between Hangzhou and Seoul.
It is understood that the cause of the fire was a lithium battery in a passenger’s luggage spontaneously combusting.
The cabin crew contained the fire and the… pic.twitter.com/IV5LEYxIy5
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) October 18, 2025
Momento do acidente no avião (Vídeo: reprodução/X/@aviationbrk)
O incidente ocorreu poucos meses depois de a China impor, em caráter emergencial, restrições a determinados tipos de baterias portáteis em voos. A medida, em vigor desde junho, foi adotada após o órgão regulador alertar para o aumento do risco associado a essas baterias durante o transporte aéreo.
Baterias de lítio na aviação
Nos últimos anos, milhões de baterias de lítio presentes em celulares, notebooks, carregadores portáteis e cigarros eletrônicos foram alvo de recalls por risco de incêndio. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) ressalta que esses componentes podem entrar em combustão espontânea quando danificados ou submetidos a curto-circuito.
Até 30 de junho deste ano, a FAA contabilizou 38 ocorrências em voos de passageiros e de carga envolvendo baterias de lítio que resultaram em fumaça, fogo ou superaquecimento; no ano anterior, foram 89 registros.
Diante disso, governos e companhias aéreas apertaram as regras de transporte, definindo onde essas baterias podem ser acomodadas nas aeronaves. Nos Estados Unidos, por exemplo, elas são proibidas na bagagem despachada, salvo quando os dispositivos que as contêm estão completamente desligados.
Na China, após o governo classificar as baterias como risco à segurança, passou a ser proibido que passageiros levem em voos domésticos baterias portáteis sem a marcação visível de certificação de segurança chinesa. A regra, porém, não se estende às baterias removíveis. De acordo com a companhia aérea, o incêndio deste sábado teve origem justamente em uma bateria desse tipo.
