Em 18 de agosto, aconteceu o Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como Concurso Nacional Unificado ou CNU. A nova iniciativa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal do Brasil gerou muito interesse e levou milhares de brasileiros a estudar para realizar a prova, que já é conhecida como o “Enem dos concursos”.
Porém, após a aplicação dos testes, uma candidata do bloco 4 fez uma denúncia sobre a situação que presenciou. Em suas redes sociais a participante contou que ela e outras pessoas ficaram com as provas erradas por cerca de 11 minutos durante a aplicação na parte da manhã em Recife(PE).
Como aconteceu a troca
Sobre mais detalhes do ocorrido, a candidata também disse que a situação aconteceu durante as aplicações da parte da manhã. No caso, as provas estavam trocadas, ao invés do teste do turno matutino, os candidatos haviam recebido as da parte da tarde antes da hora. Assim que os participantes do concurso informaram os fiscais de sala sobre o erro, as provas foram substituídas pelas do turno correto.
Durante o turno da tarde, os testes que haviam sido entregues incorretamente foram devolvidas e, segundo a concurseira, era a mesma prova, pois estavam até com o nome da candidata já preenchido, como ela havia deixado. Sobre a possibilidade de anular a aplicação, o Ministério da Gestão disse que, tendo em vista que o problema não afetou o sigilo das informações, nenhuma providência será tomada sobre o ocorrido.
Sobre o Concurso Nacional Unificado
Em sua primeira aplicação, com quase 1 milhão de participantes, o chamado “Enem dos concursos” foi realizado no dia 18 de agosto em 228 cidades do país. A lista de aprovados está prevista para sair no dia 21 de novembro de 2024.