Coreia do Norte pode enviar forças militares na Ucrânia em apoio a Rússia, dizem autoridades da Coréia do Sul
A Coreia do Norte estaria sendo acusado por autoridades sul-coreanos de considerar enviar tropas militares em direção a Rússia, para ajudar em uma invasão de larga escala na Ucrânia. As informações foram veiculadas por autoridades parlamentares de Seul, incluindo também relatos de que militares norte-coreanos estariam dando suporte bélico para o ataque russo. Denúncia sul-coreana […]
A Coreia do Norte estaria sendo acusado por autoridades sul-coreanos de considerar enviar tropas militares em direção a Rússia, para ajudar em uma invasão de larga escala na Ucrânia. As informações foram veiculadas por autoridades parlamentares de Seul, incluindo também relatos de que militares norte-coreanos estariam dando suporte bélico para o ataque russo.
Denúncia sul-coreana
Segundo Lee Seong-kweun, o NIS (Serviço Nacional de Inteligência) acredita que forças russas estariam planejando realizar um ataque em larga escala contra o território ucraniano. A guerra da Ucrânia tem se alastrado desde o ano de 2021, sendo um dos maiores conflitos em solo europeu pós-segunda guerra mundial e consequentemente o maior deste século atual.
Com pretensão de obter apoio para o lançamento de satélites e também assessoria técnica para o lançamento de mais misseis do programa militar norte-coreano, Pyongyang ainda estaria enviando munição e artilharia balística para a manutenção da guerra para o lado russo. A Coreia do Norte ainda não havia se pronunciado oficialmente após a as acusações da Coreia do Sul, mostrando os fatos reais ainda neste mês de junho.
Pacto Militar
Depois de meses de silêncio, a Coreia do Norte e a Rússia confirmaram o envio de soldados norte-coreanos e seu envolvimento na ofensiva de Moscou contra a Ucrânia para reconquistar a área de Kursk. As duas nações declararam que a colaboração se fundamenta no acordo assinado pelos seus líderes em junho do ano anterior, o qual contempla um tratado de defesa conjunta.
As animosidades das duas nações do leste europeu, estariam indo além da fronteiras russo-ucranianas. Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte estreitou seu laços com o presidente russo, Vladmir Putin. O chefe de Estado norte-coreano, deixou claro ainda recentemente que apoiara a aliada Rússia frente a todos os conflitos que o pais euroasiático tem enfrentado desde sua decisão de invasão a vizinha Ucrânia.
